Como preparar o caroço da jaca cozido?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 3 votos

Modo de preparo

  1. Lave os caroços de jaca, coloque numa panela com água e sal para cozinhar.
  2. Cozinhe até que os caroços fiquem moles.
  3. Depois de cozido, espere esfriar para descascar.
  4. Tempere com sal e azeite se preferir.
  5. Saboreie frio ou quente!

Ajuda a evitar doenças crônicas, pois possui ação antioxidante que desacelera o envelhecimento das células e combate os radicais livres. O fruto é originário da Índia e é popular na Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia, devido ao clima quente.

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é nativa da Índia, mas desde que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, se disseminou pelo país. A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa.

A semente de jaca é rica em amido, fibras, carboidratos e em antioxidantes. Ela pode ser consumida torrada no forno ou até mesmo ao ar livre em dias de sol quente. As sementes torradas e trituradas formam uma espécie de farinha que pode ser usada em várias receitas, como bolos, biscoitos, pães e quibes.

Segundo MORTON (1987), as sementes frescas de jaqueira contêm 52 a 58% de umidade; 6,6% de proteína; 0,4% de gordura; 38,4% de carboidratos; 1,5% de fibra; 1,2 a 1,5% de cinzas.

Rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e inflamações em geral e ainda auxilia no controle da pressão arterial; Melhora a função intestinal: a jaca é muito rica em fibras.

O seu potencial para baixar os níveis de açúcar no sangue, pode provocar ainda alteração nas doses de medicamentos indicados para o tratamento do diabetes, por isso o consumo regular da fruta deve ser evitado nos portadores da doença. Nenhum estudo relatou, entretanto, efeitos colaterais sérios ocasionados pela fruta.

Porém, apesar de todos os benefícios, a jaca possui uma elevada quantidade de calorias (aproximadamente 90 kcal/100g) e carboidratos, e, por isso, não é recomendada para animais obesos ou diabéticos, de acordo com Natália Dominguez, zootecnista e nutricionista de cães e gatos.

“Dá pra congelar a jaca, sim. É só tirar os gomos, extrair as sementes (que podem ser cozidas e também congeladas) e espalhar sobre uma assadeira. Congela até os gomos ficarem bem duros, embala e conserva por meses.

É possível cozinhar caroço de jaca de duas maneiras: na panela comum ou na pressão. Na primeira opção, basta lavar o caroço, e colocar em uma panela com água e sal para cozinhar até que o alimento fique bem mole.

Modo de preparo

  1. Lave os caroços de jaca, coloque numa panela com água e sal para cozinhar.
  2. Cozinhe até que os caroços fiquem moles.
  3. Depois de cozido, espere esfriar para descascar.
  4. Tempere com sal e azeite se preferir.
  5. Saboreie frio ou quente!

A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana.

Em 100 g de sementes de jaca contem 140 calorias, 5g de proteína e 2g de fibra.

Quando cozida, a polpa da jaca dura fica com sabor neutro e absorve facilmente temperos de todo o tipo, de curry a ervas aromáticas. Todas as partes internas da fruta podem ser consumidas: o gomo, o caroço e o palmito.

E então, será que faz mal comer jaca à noite? Uma coisa já podemos adiantar: se você comer quantidades muito elevadas de jaca à noite – ou em qualquer outro período do dia – corre grandes riscos de passar mal sim. Isso porque tudo o que é consumido exageradamente pode fazer mal ao organismo.