Quem está com diarreia pode comer jaca?

Perguntado por: ucrespo8 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.3 / 5 5 votos

A nutricionista alerta: “Contraindica-se em casos de diarreia persistente, por exemplo, uma vez que é muito rica em fibras do tipo insolúvel, que aceleram o trânsito intestinal” Em alguns casos de insuficiência renal, explica, também é desaconselhável uma vez que, durante a doença, existe alteração nos níveis ...

Os malefícios da jaca só são efetivos em casos específicos, como a alergia à própria fruta ou ao látex e pólen de bétula. Além disso, ela também pode ter um efeito negativo em pacientes com doença renal crônica (DRC) ou insuficiência renal aguda. Isso por ser rica em potássio.

Auxilia na boa digestão: o consumo da jaca está diretamente ligado ao combate às úlceras e outros transtornos digestivos graças à grande quantidade de fibras presentes em sua composição, ajudando a prevenir a constipação e favorecendo uma boa digestão.

Rica em antioxidantes, previne o envelhecimento celular e inflamações em geral e ainda auxilia no controle da pressão arterial; Melhora a função intestinal: a jaca é muito rica em fibras.

Isso porque tudo o que é consumido exageradamente pode fazer mal ao organismo. Por exemplo, a nutricionista clínica Viviane Dalapícula advertiu que o consumo excessivo de jaca pode provocar flatulência, ou seja, gases, em decorrência de uma má digestão do açúcar.

A jaca dura costuma ser maior e tem sabor suave; a mole é mais doce e aromática. Seu aroma exuberante é inescapável e serve de alerta na hora de comprar: quando o cheiro está muito forte, ela já está madura demais. Curiosamente, a polpa é suave – lembra uma mistura de abacaxi e banana.

Ajuda a evitar doenças crônicas, pois possui ação antioxidante que desacelera o envelhecimento das células e combate os radicais livres. O fruto é originário da Índia e é popular na Tailândia, Indonésia, Filipinas e Malásia, devido ao clima quente.

Não se deve comer jaca e beber água ao mesmo tempo. As mulheres devem evitar comer peixe de couro, curimatã e camarão quando estão menstruadas. Pessoas de ambos os sexos devem evitar esses alimentos durante período pós-operatório. Não se deve comer melancia ou jaca à noite.

Detentora de muitos nutrientes, essa fruta ajuda a manter uma vida saudável atuando em diversas partes do corpo, como explica a nutricionista Gabriela Pereira Sampaio. “Além de ser rica em fibras, potássio, vitamina A, cálcio, magnésio e fósforo, a jaca possui concentração de carboidratos.

Pode comer jaca menstruada? Sim, você pode comer jaca menstruada. A ideia de evitar comer jaca durante o período menstrual é mito! A não ser que você seja alérgica à fruta, pode consumi-la sem medo.

A jaqueira (Artocarpus heterophyllus) é nativa da Índia, mas desde que foi introduzida no Brasil pelos portugueses, se disseminou pelo país. A semente de jaca pode ser fermentada, cozida ou torrada em forno ou assada à brasa e além de ser nutritiva, é saborosa.

“Dá pra congelar a jaca, sim. É só tirar os gomos, extrair as sementes (que podem ser cozidas e também congeladas) e espalhar sobre uma assadeira. Congela até os gomos ficarem bem duros, embala e conserva por meses.

Mas, em geral, especialistas não recomendam alguns tipos de comidas que costumam agravar quadros de diarreia na população em geral. A exemplo de alimentos gordurosos, apimentados, fritos e doces, além de sucos, bebidas alcóolicas e alimentos integrais ou com fibras dietéticas insolúveis (como feijão e trigo integral).

Alcachofra, brócolis, couve, abóbora, aipo, repolho verde, couve lombarda, batata doce, tomate. Cevada, cuscuz, feijão, centeio, soja, trigo. Pão de milho sem glúten, pão de milho, pão sem glúten, farinha sem glúten, massa sem glúten, painço (ou milho miúdo), quinoa, arroz, tapioca, tofu.

Além da polpa adocicada, os caroços também podem ser consumidos depois de cozidos, assados ou torrados (nunca crus, pois são tóxicos dessa forma).

Jaca com arilo (parte da polpa que envolve as sementes) espesso, de coloração intensamente alaranjada, com textura crocante e extremamente doce. Apresenta pouquíssimo ou nenhum látex e é, de longe, a mais saborosa variedade do mundo.