Como esquentar cuscuz sem microondas?

Perguntado por: ocosta . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

coloca o cuscuz na peneira desse jeitinho. aqui só colocar uma tampa. fogo ferveu 10 minutos. vou aproveitar e colocar uma manteiguinha.

Coloque água na panela de pressão (quase chegando na metade da panela), feche a panela com a tampa já com o pote com o milho em cima , eu costumo tampar o pote mas deixar um pouquinho aberto, e entre o pote e a tampa (no meio dos dois) eu coloco um pano de prato(pra não correr o risco do pote esquentar muito e derreter ...

Tempo em micro-ondas: 2 a 5 minutos por quilo de produto, ou conforme o manual de seu equipamento. Tempo em forno convencional: de 15 a 20 minutos, no forno pré-aquecido a 180ºC, coberto com papel alumínio. Sugestão: experimente com molho de camarão aquecido, que deve ser regado sobre o cuscuz frio.

Em um recipiente de plástico ou de vidro, que vá ao micro-ondas, coloque o cuscuz as poucos. Coloque um prato raso em cima da vasilha, como se fosse uma tampa. Leve ao micro-ondas por 3 minutos. Com um pano retire do micro-ondas e vire a vasilha no prato como um bolo.

Coloque 2 dedos de água na parte de baixo da cuscuzeira e leve para ferver. Na parte de cima, onde tem os furinhos, adicione a massa pressionando levemente. Leve ao fogo (já com a água da base fervendo) por 5 minutos. Desenforme e sirva como quiser.

Aqueça uma frigideira seca em fogo médio. Em seguida, adicione a pizza e tampe a frigideira. Esquente a pizza por três a quatro minutos até ela ficar quentinha e o queijo derreter. Aqueça carnes e legumes refogados em uma frigideira.

O cuscuz de tapioca dura até cinco dias na geladeira. Lembre de manter bem vedado com o filme, para não pegar cheiro.

O cuscuz cozido pode ser armazenado na geladeira ou no congelador. Na geladeira o prato dura até seis dias, enquanto no congelador por aguentar algumas semanas. Para reaquecer o cuscuz cozido, é só colocar no micro-ondas em um recipiente resistente ao calor.

Conservação do alimento
Sobras ainda quentes podem e devem, sim, ser colocados em seguida na geladeira, para evitar a proliferação de micro-organismos no alimento. Conforme o biomédico Roberto Figueiredo, também conhecido como Dr. Bactéria, a comida só pode ficar em temperatura ambiente por, no máximo, duas horas.

O cuscuz já está pronto! Depois, basta misturar com os ingredientes que você deseja. Depois de pronto, você pode deixar até 2 dias na geladeira. Não recomendo congelar - e nem precisa, porque o preparo é super rápido.

A principal forma de se fazer é usando a cuscuzeira, uma tigela com furos que facilitam o processo de cozinhar a farinha no vapor. Você pode substituir a cuscuzeira por uma peneira ou um escorredor de macarrão com furos redondos.

Tradicionalmente, o Cuscuz Paulista vai a geladeira durante a noite e é servido no dia seguinte, porém, o prato também pode ser servido quente, em temperatura ambiente.

Se você colocar água demais, o cuscuz vai ficar com cara de mingau. E se colocar água de menos, ele fica duro e seco.