Qual é a diferença entre sabão e detergente?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 4 votos

O sabão é composto por óleos e gorduras vegetais, já o detergente é feito a partir de derivados petroquímicos. Sendo assim, o detergente produz mais espuma na lavagem, sendo ideal para a remoção de gorduras e, por isso, é o mais indicado para lavar louças e outros objetos engordurados.

O detergente é utilizado na limpeza, pois consegue interagir tanto com substâncias polares (água), quanto com as apolares (sujeira). Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas do detergente.

A diferença entre detergente e desinfetante é que o detergente é usado para remover sujeira e gordura de superfícies, enquanto o desinfetante é usado para matar microrganismos em superfícies. Os detergentes não têm propriedades antimicrobianas e não matam bactérias ou vírus.

A principal diferença entre os dois tipos é na composição.
O sabão em pó possui uma maior quantidade de aditivos (como o cloro), sendo assim mais agressivo do que o líquido para a roupa. Por outro lado, o sabão líquido deixa menos resíduos na lavadora e pode ser facilmente dissolvido durante o ciclo da lavagem.

o sabonete, conforme a Dra. Valeria, é um produto fabricado a partir do sabão, porém é mais leve, mais suave, pouco cáustico, destinado ao uso de higiene pessoal.

O sabão tem o papel na limpeza pois consegue interagir tanto com substâncias polares quanto com as apolares. Assim ocorre a formação de micelas, que são gotículas de gordura aprisionadas por moléculas de sabão. Este processo de formação de micelas recebe o nome de emulsificação.

O sabão é um produto tensoativo usado em conjunto com água para lavar e limpar. Sua apresentação é variada, desde barras sólidas até líquidos viscosos, e também pó.

O detergente possui várias funções quando se fala de limpeza. Isso porque, além de ser usado para lavar a louça, ele é uma boa opção para a limpeza de pisos, azulejos e vasos sanitários.

A parte ativa da molécula de detergente é a catiônica (NH3+), este cátion é denominado de sal de amônio quaternário. O nome detergente não podia ser mais apropriado, do grego detergere = limpar. Como a intenção desse produto sintético é limpar, vejamos como é possível.

O nome detergente vem do latim detergere, que significa “limpar”. Desde 1950 o detergente passou a ser fabricado tendo o petróleo como sua matéria-prima.