Como consertar cuscuz mole?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Se ficar muito mole, acrescente mais algumas colheres de tapioca. O ideal é que deixe um pouco mole, pois após colocar na geladeira, endurece mais um pouco. O cuzcuz deve ficar com a consistência de um arroz doce bem cremoso.

Depois de pronto, você pode deixar até 2 dias na geladeira. Não recomendo congelar - e nem precisa, porque o preparo é super rápido.

Se você colocar água demais, o cuscuz vai ficar com cara de mingau. E se colocar água de menos, ele fica duro e seco.

Transfira a farinha de milho hidratada para o cesto, sem compactar. Tampe e leve para cozinhar em fogo alto. Assim que começar a ferver, vai sair um leve vapor pela lateral da tampa. Abaixe o fogo e deixe cozinhar por mais 10 minutos até o cuscuz ficar bem macio.

Deixar a massa hidratando de um dia para o outro na geladeira ajuda a garantir um cuscuz mais fofinho.

Tempo em micro-ondas: 2 a 5 minutos por quilo de produto, ou conforme o manual de seu equipamento. Tempo em forno convencional: de 15 a 20 minutos, no forno pré-aquecido a 180ºC, coberto com papel alumínio. Sugestão: experimente com molho de camarão aquecido, que deve ser regado sobre o cuscuz frio.

1. Hidrate os flocos de milho com a água e tempere com o sal. Deixe hidratar por cerca de 15 minutos.

Isto acontece, conforme a nutricionista, porque o cuscuz cozido absorve muita água e acaba inchando. “Acaba que uma porção de 100 gramas de cuscuz cozido tem, em sua composição, parte milho e parte água, enquanto que a mesma porção de cuscuz cru tem apenas milho”, conta.

Regue o cuscuz com a água fervente, misture e tampe com um prato. Deixe abafado para hidratar por 5 minutos.

O cuscuz cozido pode ser armazenado na geladeira ou no congelador. Na geladeira o prato dura até seis dias, enquanto no congelador por aguentar algumas semanas. Para reaquecer o cuscuz cozido, é só colocar no micro-ondas em um recipiente resistente ao calor.

Ela é composta de bolinhas duras, semelhantes ao sagu, porém mais irregulares. Essa tapioca é um subproduto da goma de mandioca (polvilho hidratado) cujo processo de produção consiste em coloca-la em um tacho quente e remexer até secar e endurecer.