Como perder peso com lipedema?

Perguntado por: evargas . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 13 votos

Segundo a especialista, é possível modificar o lipedema com atividade física, dieta anti-inflamatória, drenagem linfática, medicação, uso de meias de compressão e até cirurgias para retirada do tecido gorduroso doente.

Quando a mulher com Lipedema faz dieta, ela não perde peso nos membros que estão com acúmulo de gordura. Esta é a principal diferença para quem não tem a doença, que por meio de exercícios contínuos consegue emagrecer.

Como desinflamar o Lipedema? Associar atividade física, dieta equilibrada e controle do estresse é a chave para melhorar a inflamação e a dor do Lipedema.

Exercícios de baixo impacto e esportes como ciclismo, caminhada, natação e outros na água são ideais e podem ser realizados com o mínimo de equipamento. Equipamentos de ginástica com cargas de baixo impacto nas pernas incluem o uso de elíptico, escalador de escada ou bicicleta ergométrica.

Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação. As carnes processadas foram salgadas, curadas, fermentadas ou defumadas para fins de sabor ou preservação. Carnes processadas e vermelhas são ricas em gordura saturada, o que causa inflamação.

Essa condição médica afeta predominantemente mulheres e geralmente se desenvolve na puberdade, gravidez ou menopausa, podendo piorar ao longo do tempo. Infelizmente, a causa exata do lipedema ainda é desconhecida, mas acredita-se que esteja relacionada a fatores genéticos e hormonais.

Hoje, existem medicações e cremes que melhoram o inchaço, aspecto da pele e previnem infecção, mas ainda há espaço para muitas descobertas. “Algo muito interessante no estudo é que as pacientes que utilizaram a medicação relataram que tiveram uma mudança enorme na melhora da qualidade de vida.

Frutas e legumes: Especialmente aqueles ricos em antioxidantes, como bagas, maçãs, brócolis, espinafre, e couve. Nozes e sementes: Como amêndoas, nozes, sementes de chia e sementes de linhaça. Azeite de oliva: Preferencialmente extra virgem, que contém polifenóis com propriedades anti-inflamatórias.

Frutas, legumes e verduras auxiliam no processo para desinflamar o corpo. Por isso, é importante que vegetais estejam sempre presentes nas refeições. No caso das frutas, dê atenção especial ao consumo das vermelhas, como morango e amora.

Medidas conservadoras do lipedema

  1. Usar malhas compressivas por pelo menos 12 horas/dia. ...
  2. Praticar atividades físicas aquáticas como hidroginástica ou natação. ...
  3. Fazer drenagens linfáticas com certa frequência. ...
  4. Manter dieta anti inflamatória que ajudará a evitar a progressão da doença.

Para pacientes com uma desordem relacionada à gordura (lipedema, Dercum), é imperativo se mover o máximo possível. O exercício não só fortalece os músculos, mas também melhora o fluxo sanguíneo e linfático do seu corpo, ajudando a controlar o estresse e aumentando seu humor e confiança.

Ainda segundo a fisioterapeuta, com a drenagem simbiótica convencional, o tratamento é mais lento. Ela explica que um paciente na fase aguda do lipedema precisa de três a quatro sessões de drenagem linfática por semana, enquanto o protocolo com a drenagem simbiótica pode ser realizado em duas sessões semanais.