Como o senso comum se relaciona com a ideologia?

Perguntado por: esantos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

O senso comum entende a ideologia como um simples conjunto de ideias ou uma idealização sobre algo. Porém, a ideologia é muito mais do que isso. Podemos conceituar ideologia de duas formas: a visão clássica e a visão crítica.

Enquanto cultura é um conjunto complexo de conhecimento, crenças, costumes e hábitos, ideologia pode envolver ideias, pensamentos, doutrinas e visões de mundo. Como se pode ver, os conceitos estão bastante próximos, inclusive, podemos dizer que a cultura de um povo pode ser um reflexo de suas ideologias e vice-versa.

A Filosofia nos auxilia nas funções teóricas e práticas a chegar a uma concepção do universo por meio da auto-reflexão. O senso comum contribui para que a ciência progrida.

Segundo Gramsci, as ideologias: “(…) organizam as massas humanas, formam o terreno sobre o qual os homens se movimentam, adquirem consciência de sua posição, lutam, etc.” Orienta as ações humanas. Modelam os interesses humanos. Dá sentido à realidade humana.

Através do senso comum, por exemplo, uma criança aprende o que é o perigo e a segurança, o que pode e o que não pode comer, o que é o certo e o errado. Essas normas de que vão direcionar o seu modo de agir e pensar, as suas atitudes e decisões.

Este termo possui diferentes significados. No senso comum, é tido como algo ideal, que contém um conjunto de ideias, pensamentos, doutrinas ou visões de mundo de um indivíduo ou de determinado grupo, orientado para suas ações sociais e políticas.

Os principais tipos de ideologia

  • Ideologia democrática.
  • Ideologia liberal clássica e neoliberal.
  • Ideologia capitalista.
  • Ideologia comunista.
  • Ideologia anarquista.
  • Ideologia fascista.
  • Ideologia nacionalista.

As principais características do senso comum são: É passível de ser aceito ou rejeitado por um grupo social: o senso comum é geralmente baseado nas crenças compartilhadas por uma comunidade ou sociedade, mas pode ser questionado e modificado ao longo do tempo.

O senso comum fundamenta diversos preconceitos que possuem suas raízes em questões culturais. Apresenta como justificativa o próprio hábito. O conhecimento filosófico, por sua vez, é um conhecimento lógico, possui um método e se sustenta por uma teoria.

Por se tratar de uma ciência, a Sociologia se distingue do senso comum, este sendo fundamentado na experiência de cada um convivendo em sociedade, através de generalizações feitas a partir da aparência das coisas.

As ideologias são construídas a partir de diferentes contextos históricos, sociais e culturais. Elas surgem como respostas às necessidades e demandas de determinados grupos e classes sociais, influenciando a forma como pensamos, agimos e nos relacionamos na sociedade.

Por exemplo, ideologia pode ser: (1) o conjunto de ideias de um grupo; (2) a produção de significados e valores; (3) a manipulação por meio de ideias; (4) as ideias e valores da classe dominante; (5) falsas ideias; (6) uma forma de entender o mundo; entre outros.

Ideologia é um conjunto de ideias, convicções e princípios filosóficos, sociais e políticos que caracterizam o pensamento de um indivíduo, grupo, movimento, época ou sociedade. Uma ideologia estabelece valores e preferências de um grupo e inclui um programa de ação para a execução dos objetivos definidos.