Como o colesterol é eliminado do corpo?

Perguntado por: raraujo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 13 votos

Depois de passar pela circulação sanguínea, o colesterol precisa ser removido novamente pelo fígado para formar bile. Os níveis de colesterol no sangue dependem, portanto, principalmente da capacidade do fígado em removê-lo.

Ao HDL cabe o papel de transportar o colesterol para o fígado, onde ele é fracionado e removido do organismo. Certas quantidades de gordura são essenciais para a manutenção da saúde e, normalmente, o corpo tende a produzir quantidade suficiente.

Quanto tempo demora para baixar o colesterol ruim? Em alguns casos, o tempo para o colesterol baixar pode variar de semanas a meses e, por isso, é importante realizar um acompanhamento com um profissional de saúde especializado, como o médico e/ou o nutricionista.

O colesterol HDL (iniciais de High-Density Lipoprotein), que lipoproteínas de alta densidade. É responsável por transportar o colesterol das LDL, das artérias e corrente sanguínea até ao fígado, onde é depositado e degradado e, posteriormente eliminado.

A HDL (High Density Lipoprotein, em inglês) recolhe o colesterol acumulado nos vasos sanguíneos para eliminá-lo pelo fígado. Já o ruim, a LDL (Low Density Lipoprotein), quando acumulada, pode provocar o entupimento das artérias. A LDL carrega o colesterol do fígado para as artérias.

Já o excesso de colesterol, entretanto, principalmente do chamado colesterol LDL, ou colesterol ruim, é um dos principais fatores de risco para as doenças cardiovasculares, como infarto e acidente vascular cerebral (AVC) ou derrame.

O que causa colesterol alto? A condição pode ser herdada, mas existem outros fatores que podem advir de escolhas de estilo de vida pouco saudáveis, como alimentação rica em gordura saturada, excesso de peso, sedentarismo, consumo excessivo de bebidas alcoólicas e alto nível de estresse.

Algumas dicas para baixar o colesterol ruim (LDL) são fazer mudanças no estilo de vida, como praticar exercícios físicos regularmente, aumentar o consumo de fibras solúveis e beber chá verde diariamente, por exemplo, além de dar prioridade ao consumo de frutas, verduras e peixes frescos, cozinhar com molhos naturais, ...

A atividade física regular, de 3 a 5 vezes na semana, e com duração mínima de 40-50 minutos, favorece o aumento da HDL, e com isso auxilia na redução do colesterol.

Abacate. Além fornecer gorduras boas que ajudam a equilibrar os níveis de colesterol, o abacate é fonte de muitos nutrientes que ajudam o fígado a produzir glutationa, substância que permite a desintoxicação causada por diversos elementos absorvidos em nosso dia a dia.

Os valores considerados normais devem ser estar em torno de 200mg/dL; Ligeiramente altos quando estão entre 200 e 239 mg/dL e altos quando estão acima de 240 mg/dL.

A partir dos 20 anos já é recomendado realizar o exame de sangue (perfil lipídico) para medir o nível de colesterol no organismo. O resultado irá revelar o nível de colesterol total, o LDL, o HDL, além da quantidade de triglicérides no sangue.

Como o colesterol afeta o fígado? Uma dieta pode criar gordura ao redor do fígado se for rica em colesterol. Este cenário pode levar a Esteatose hepatica nao-alcoolica, o que pode resultar em danos ao fígado a longo prazo.

A resposta é sim, segundo especialistas, o ovo é um alimento nutritivo e, uma unidade do alimento, concentra 13 vitaminas e minerais essenciais e seis gramas de proteína de alta qualidade, por 70 calorias.

Triglicérides pode ser mais perigoso que colesterol para AVC, diz estudo.

Existem dois tipos de colesterol no sangue. O LDL, conhecido como “ruim” e o HDL, que protege o coração de doenças e, por isso, é considerado “bom”.