Como melhorar o rendimento do queijo mussarela?

Perguntado por: mtavares7 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.5 / 5 18 votos

Trabalhando com temperaturas menores obtém-se uma maior umidade (melhor rendimento), mas em níveis muito elevados prejudicará a estrutura (queijo mole). Trabalhando com temperaturas maiores obtém-se uma menor umidade (pior rendimento), mas as propriedades funcionais serão mais preservadas.

Escolha o coagulante certo para aumentar o rendimento
Adicionar um coagulante com uma conversão ideal de αs1 caseína em uma αs1-1 caseína é uma vantagem concreta. Combinar isso com uma menor atividade proteolítica geral ao processo de produção resulta em um queijo com maior rendimento e melhor distribuição de umidade.

Causas: Leite ácido; alto crescimento bacteriano; a massa não estava no ponto para a prensagem; prensagem com peso abaixo do indicado; excesso de coalho.

Observa-se que para produzir 1 kg de queijo mussarela foram gastos 10,5 litros de leite, o rendimento ajustado foi de 5,6 litros de leite para 1 kg de de extrato seco do queijo.

Queijo “mole” (baixa consistência, excesso de umidade): Tempo de mexedura* insuficiente conseqüentemente os grãos retém mais umidade (água). Cada queijo requer uma determinada maneira de se cortar somadas a várias operações mecânicas (mexedura, aquecimento, pré prensagem, etc).

Se o queijo se apresentar muito duro deve ser por corte irregular do grão. Farinhoso pode ser pelo excesso de soro, ou agitação insuficiente da massa, também por temperatura alta da massa, ou ainda muita acidez ou sal ou cloreto de cálcio.

Assim, para maturar o seu queijo, basta coloca-lo dentro do maturador e deixa-lo em um ponto onde não tenha incidência direta de sol ou umidade. O queijo deve ser virado uma vez ao dia, se possível no mesmo horário, para que o processo de cura ocorra igualmente nos dois lados da peça.

Fatores que interferem no rendimento da produção de queijos
Tipo de coagulante utilizado; Composição do leite; Composição do queijo; Perdas no corte.

Adicionando o fermento pronto
As principais espécies utilizadas na fabricação de mussarela hoje são: Streptococcus thermophilus, Lactobacillus helveticus e Lactobacillus bulgaricus.

O leite natural possui cálcio suficiente para uma boa coagulação razão pela qual se adiciona o cloreto somente em leite pasteurizado. O cloreto de cálcio proporciona a formação de uma coalhada mais firme e compacta, evita a perda de sólidos no soro, reduz o tempo de coagulação e melhora a expulsão do soro.

1 colher de sopa de sal. Modo de preparo: Com 1 litro de leite, leve ao fogo.

A muçarela é obtida pela coagulação do leite, tratamento e corte da massa, fermentação, filagem, salga, resfriamento, embalagem e estabilização.

5060 litros

A pegada hídrica do queijo está relacionada com a quantidade de leite utilizada para a sua produção. Em média, 1 litro de leite de vaca integral produz 95 g de queijo. Assim, a produção de 1 quilo de queijo demanda o gasto de 5060 litros de água.

O produtor pode usar como meios de combate e prevenção de inchaço a higiene de utensílios, sanitização, evitar soro na sala de fabricação e o uso do leite ácido. É indicada também uma pasteurização eficiente, manter os queijos em boa temperatura e usar um bom fermento, além de água de qualidade.