Como medir a febre interna do corpo?

Perguntado por: egoncalves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

Secar bem a axila antes de colocar o termômetro. Colocar a ponta do termômetro bem no meio da axila, comprimir o mesmo braço contra o corpo para prendê-lo. Aguardar pelo menos 3 minutos se o termômetro for de vidro. Aguardar até o sinal de “concluído” dependendo do modelo do termômetro.

Se o paciente ingerir qualquer coisa quente ou fria, deve-se aguardar 30 minutos antes de medir. O termômetro deve estar bem limpo, seco e temperatura ambiente (Alguns modelos permitem limpeza com água e sabão). Colocar a ponta do termômetro na parte de baixo da língua na direção da parte de trás.

Além da menopausa e da andropausa, que são as causas mais comuns, existem outros distúrbios relacionados com essa sensação. Entre os principais, podemos citar alterações na tireoide, ansiedade, diabetes e até hipertensão.

O indicado para situações em que há suspeita de febre é fazer a aferição com uso de um termômetro digital, que é encontrado facilmente nas farmácias e tem preço acessível.

febre – temperatura maior que 38ºC. A pessoa pode tomar um comprimido de paracetamol, usar apenas uma camada de roupa ou colocar gelo na testa. Se não houver melhora em até 3 horas, é preciso ir ao pronto-socorro. febre alta – mais de 39,6°C.

2. Termômetro infravermelho

  1. Colocar a ponta do termômetro no interior do ouvido e apontá-la em direção ao nariz;
  2. Apertar o botão de ligar o termômetro até ouvir um sinal sonoro;
  3. Ler o valor da temperatura, que aparece na hora;
  4. Retirar o termômetro do ouvido e limpar a ponta com algodão ou gaze com álcool.

A via de mensuração mais usada é a axilar e, embora seja mais fácil de medir (em comparação com registros orais ou retais), é uma estimativa menos precisa da temperatura interna corporal e tem forte influência de fatores do meio ambiente.

Em caso de “FEBRE INTERNA” o paciente tem a sensação de o corpo estar muito quente, apesar de o termômetro apresentar uma temperatura normal. Sem uma elevação da temperatura. O quadro comum é de o paciente apresentar os sintomas conhecidos de febre, tais como: mal-estar, calafrios e suor frio.

Existe tratamento para a febre interna? Por ser uma condição subjetiva, tanto o diagnóstico quanto o tratamento são feitos de maneira individualizada. Ainda assim, ao persistirem os sintomas, sugere-se seguir os mesmos passos da febre comum, ou seja, manter-se hidratado, tomar banhos mornos e ficar em repouso.

Sintomas que normalmente surgem junto com a febre: A febre se instala quando o termostato (hipotálamo) se ajusta para fazer o corpo atingir uma temperatura mais alta. Nesse momento, começam os arrepios de frio que podem transformar-se em tremedeira seguida de sensação de calor intenso e sudorese.

Se o termômetro continua nos 36 a 37 graus, não é febre. O que as pessoas chamam de febre interna é a percepção de todos esses sintomas, mas sem o aumento da temperatura, que pode ser causada por stress e as crises de ansiedade, que também podem causar arrepios e tremedeira em todo corpo.

App FeverPhone é o termômetro do smartphone
Para calcular a temperatura, basta colocar a tela touchscreen do smartphone na testa do indivíduo por cerca de 90 segundos e pronto, o FeverPhone mediu a temperatura.