Como limpar o fígado e pâncreas?

Perguntado por: omelo . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 17 votos

O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

O tratamento é clínico, mas requer internação hospitalar, porque o doente deve ficar em jejum e receber hidratação por soro na veia. Como não existe nenhum medicamento capaz de desinflamar o pâncreas, é preciso deixá-lo em repouso até que a inflamação regrida, o que acontece em 80% dos casos.

Para desintoxicar o fígado é importante apostar no consumo de alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leguminosas. Além disso, alguns chás também ajudam a limpar o fígado, como é o caso do chá verde ou o chá de boldo.

Chá de gengibre: desinflama, depura o organismo , é sedativo e antioxidante; Chá-verde: limpa o pâncreas; Infusão de alcaçuz: ajuda a digerir os alimentos ; Chá de quebra-pedra: ajuda a combater pedras nos rins.

Entre os principais sintomas de pancreatite, podemos destacar:

  1. Dor abdominal intensa, na parte superior do abdome, que pode se espalhar para a região das costas;
  2. Náuseas e vômitos;
  3. Icterícia;
  4. Diarreia;
  5. Fezes gordurosas;
  6. Febre;
  7. Perda de peso acelerada e não intencional.

Para evitar sobrecarga no órgão, o ideal é desintoxicar. O processo consiste em consumir muita água e manter uma dieta rica em antioxidantes, ou seja, abundante em frutas como laranja, kiwi, manga, morango. Além disso, sucos que incluem verduras como a couve podem ajudar nessa desintoxicação.

Suco verde de limão, pepino, couve e gengibre
O ideal é que você o tome toda manhã (ainda em jejum) para fazer uma verdadeira limpeza no fígado.

Chá de boldo é bom para o fígado:
O boldo é uma planta com propriedades diuréticas e digestivas, que ajudam a reduzir a inflamação no fígado. Ademais, ajuda a eliminar toxinas do corpo e pode ser consumido duas vezes por dia.

vitamina C

Estudos mostram que alimentos anti-inflamatórios e antioxidantes podem ser recomendados para manter a saúde hepática em dia. Por isso, podemos citar a vitamina C e a vitamina E como bons nutrientes para o fígado7 8.

Frutas como o limão, a toranja, laranja e a lima são os destaques nesse grupo. Consumir algumas delas in natura, na forma de suco ou como tempero são boas maneiras de estimular o funcionamento do fígado.

Os sintomas de gordura no fígado incluem:

  • Dor no abdômen;
  • Barriga inchada;
  • Aumento do tamanho do fígado;
  • Dor de cabeça constante;
  • Cansaço;
  • Fraqueza;
  • Perda do apetite.

A hepatite é a inflamação do fígado e pode ter origem viral. As hepatites A, D e E se manifestam em quadro agudo. As do tipo B e C são crônicas, mas o tratamento atualmente já conta com medicações eficazes. Assim como os vírus, o abuso de álcool e drogas também pode causar o problema.

A dor no abdômen, especialmente na parte de cima e do lado direito, também pode ser um sinal de problemas no fígado.

Realmente existe cólica no fígado? A cólica de fígado existe sim e ela é um problema que se manifesta na região superior direita no abdome. Portanto, dependendo de qual região da barriga o paciente sente a dor, mais clara será a origem do seu problema.

Paracetamol. O paracetamol é um exemplo clássico de um remédio que gera hepatotoxicidade em todos aqueles que o tomam em grandes quantidades. "Existem remédios que vão fazer toxicidade para todo mundo, dependendo da quantidade que se toma. O paracetamol é um exemplo.