Como ler livros?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Como Ler um Livro, ou Como Ler Livros foi escrito em 1940 pelo filósofo Mortimer J. Adler. Em 1972 o livro recebeu uma grande revisão em co-autoria com o editor Charles Van Doren, que fornece diretrizes para a leitura crítica de bons e ótimos livros de qualquer tradição.

Abaixo vamos apontar algumas dicas que selecionamos quando se trata de uma boa leitura.

  1. Antes de começar a ler livros faça isto! ...
  2. Regra 2 – Compreenda as palavras usadas pelo autor. ...
  3. Regra 3 – Analise os argumentos do autor do livro. ...
  4. Regra 4 – Identifique os problemas solucionados pelo autor.

As principais lições de Como Ler Livros são :

  1. Leia o Índice dos Livros. ...
  2. Entenda a Estrutura do Texto. ...
  3. Escolher quais Livros Ler é Importante. ...
  4. Organize o Argumento do Autor. ...
  5. Cada Tipo de Livro tem sua Forma de Leitura. ...
  6. Articule Todos os Livros que você Lê ...
  7. A Vida de Estudos te Permite se Libertar de Verdade.

Então, quantas horas você deve ler por dia sem exagerar? A equipe do Basmo descobriu que até 3 ou 4 horas de leitura ininterrupta em um único dia são aceitáveis, mas ultrapassar o limite de 4 horas pode ser um pouco demais.

Confira quais são:

  1. O que o autor está tentando dizer? ...
  2. Como o autor transmite sua mensagem? ...
  3. 3 . ...
  4. Você concorda com o ponto de vista do autor ou não? ...
  5. Como esse trabalho se complementa com outras publicações? ...
  6. Qual o contexto social da obra?

MITO – quem lê apenas em telas não sofre mais do que quem lê em livros físicos, as recomendações são as mesmas. VERDADE – independentemente da idade, esta leitura não provoca danos aos olhos. VERDADE – os sintomas sentidos ao ler continuamente e extensamente em livros físicos e digitais são os mesmos.

Estudos apontam que ler pode ser uma forma de proteger a mente contra o surgimento de doenças neurodegenerativas. Segundo a professora Aline, quando lemos melhoramos o funcionamento cerebral, o que ajuda a “atrasar” sintomas de doenças como demência e Alzheimer.

Estudando durante o dia
Tal como o Gerson ressaltou, a mente descansada é a maior vantagem da manhã; Após uma boa noite de sono, a energia e o foco geralmente estão em alta. Aqui, o mesmo se aplica à capacidade de absorver conteúdo e se concentrar; Outro benefício do estudo diurno é a iluminação natural.

Ler pela manhã
Como o sono da noite anterior recarrega as baterias do nosso corpo, as manhãs costumam ser o melhor momento para ler e entender melhor o conteúdo lido. Como o seu cérebro fica mais energizado logo após acordar, também é bastante provável que você consiga reter mais informações ao ler durante a manhã.

Segundo a Exame, o cofundador da Microsoft contou que costuma ler durante 3 horas por dia quando está de férias e que, para se certificar de que está realmente concentrado e aprendendo, faz anotações.

São quatro as etapas do processo de leitura: decodificação, compreensão, interpretação e retenção. O processo é seqüencial: cada etapa completa-se a partir da anterior.

Segundo Coelho (2000) existem cinco categorias que norteiam as fases do desenvolvimento psicológico da criança: o pré-leitor, o leitor iniciante, o leitor em processo, o leitor fluente e o leitor crítico.

Desenhe diagramas para ver a estrutura das ideias principais”.

  1. Faça perguntas a si mesmo sobre o material. Ingrid Spielman recomenda interagir com o texto fazendo perguntas a si mesmo enquanto . ...
  2. Dê uma olhada rápida primeiro. ...
  3. Impressionar, associar, repetir. ...
  4. Leia em voz alta. ...
  5. Leia no papel.

Hiperlexia é quando a criança tem a habilidade de leitura precocemente ou seja ela aprende a ler sozinha sem estímulos de um adulto. A criança hiperléxica possue uma excelente memória visual e auditiva, porém podem apresentar vocabulário limitado e dificuldade em se comunicar.