O que é cisgênero?

Perguntado por: usilveira . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Em estudos de gênero, a cisgeneridade é a condição da pessoa cuja identidade de gênero corresponde ao gênero que lhe foi atribuído no nascimento. Por exemplo, alguém que se identifica como mulher e foi designada como mulher ao nascer é uma mulher cisgênera. O termo cisgênero é o oposto da palavra transgênero.

Cisgênero (Cis) é o termo utilizado para se referir ao indivíduo que se identifica, em todos os aspectos, com o seu "gênero de nascença". Em outras palavras, na pessoa cisgênero a identidade de gênero (a forma como a pessoa se vê) corresponde ao gênero que lhe foi conferido ao nascer.

“Cisgênero” e “transgênero” são termos usados para caracterizar identidades de gênero de forma mais ampla. Pessoa cisgênera: se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer (feminino/mulher cisgênera; masculino/homem cisgênero).

Por exemplo: um indivíduo que possui características biológicas típicas do gênero masculino e que se identifica (socialmente e psicologicamente) como um homem. Desta forma, pode-se dizer que se trata de um homem cisgênero.

O conceito de transgênero engloba quem não se identifica com o gênero que lhe foi imposto ao nascimento, como homens trans, mulheres trans e as travestis. Também inclui as pessoas que não se identificam com nenhum destes gêneros ou com mais de um deles.

Binaridade de gênero: Termo usado para descrever a ideia de que existem apenas duas possibilidades: homem e mulher. Essas classificações são atribuídas no nascimento com base nos genitais e geram uma expectativa social de performance. Cisgênero: Alguém que se identifica com o gênero que lhe foi atribuído ao nascer.

Existem diversas identidades de gênero diferentes, incluindo masculino, feminino, transgênero, gênero neutro, não-binário, agênero, pangênero, genderqueer, two-spirit, terceiro gênero e todos, nenhum ou uma combinação destes.

Em muitos casos é uma necessidade mais afetiva do que realmente sexual”. De fato, para esse especialista, essas relações eróticas às vezes escondem uma necessidade de afeto que o homem não está acostumado a expressar. “Nos homens há muita tendência à genitalização.

LGBT: Lésbicas, Gays, Bissexuais e Transgêneros. LGBTQI: Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis / Transgêneros e Intersexuais.

A identidade de género é a forma como a pessoa se identifica, como se sente, independentemente do corpo com que nasceu. Pode considerar-se, na essência, como homem, mulher, um pouco de ambos ou mesmo nenhum dos dois.

Sinais de disforia sensível à rejeição

  1. Sente muita vergonha. Outra característica comum é ser muito tímido, uma vez que tem medo de falar ou fazer algo que faça com que seja rejeitado pelo outro.
  2. Muita irritabilidade. ...
  3. Alto nível de ansiedade. ...
  4. Tristeza e sensação de desespero. ...
  5. Medo de ser rejeitado. ...
  6. Evita o contato social.