Como cobrar um cliente?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
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Para facilitar esse processo, listamos oito passos de como cobrar uma pessoa que te deve educadamente, sem atrapalhar vendas futuras com eles.

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado.

Para mandar uma mensagem de cobrança pelo WhatsApp é fundamental que você ou o profissional da sua empresa responsável pelo contato se apresente e explique de onde fala e porque está procurando pelo destinatário, mantenha o tom da comunicação cordial e educado e não transforme a conversa em algo pessoal.

Seja sincero e tenha empatia
Converse de forma educada e seja sincero. Explique que esse valor faz diferença para o seu orçamento. Se possível, até o coloque na situação, dizendo que, se fosse com ele, você faria o possível para devolver. Evite constranger o seu amigo, mesmo que perceba que ele está com dinheiro.

Caro cliente, [Nome da pessoa]! Notamos que o pagamento da fatura no valor “X” referente a compra de [Produto ou serviço] que venceu em [Data de vencimento] ainda não foi efetuado. Imprevistos acontecem. Sabendo disso, estendemos o prazo para você quitar o débito.

Qual a melhor forma de cobrar um cliente? Aprenda em 8 passos

  1. Tenha controle de todas as vendas e valores a receber. ...
  2. Envie lembretes antes do vencimento. ...
  3. Escolha o melhor meio. ...
  4. Esteja atento ao Código de Defesa do Consumidor. ...
  5. Seja educado. ...
  6. Faça um contato impessoal. ...
  7. Ofereça boas condições. ...
  8. Utilize um link de pagamento.

Como cobrar um cliente educadamente: 6 dicas

  1. Verifique se houve algum problema no pagamento. ...
  2. Procure entender a situação do cliente. ...
  3. Prefira os canais digitais. ...
  4. Apresente uma proposta de negociação. ...
  5. Reforce os benefícios da regularização. ...
  6. Mostre a disposição da empresa em resolver amigavelmente.

5 maneiras de cobrar seus amigos que te devem dinheiro

  1. Mandar um Whatsapp no dia seguinte.
  2. Pedir para um conhecido falar com ela.
  3. Memes de cobrança.
  4. Criar um grupo de Whatsapp.
  5. Usar a Noh: assim não precisa mais cobrar ninguém.

Como fazer um lembrete de vencimento

  1. Saudação: boa tarde, bom dia, olá;
  2. Nome do cliente;
  3. Valor da compra;
  4. Data em que a compra foi realizada;
  5. Data do vencimento;
  6. Forma de pagamento: se por boleto, pix ou transferência em conta.

Uma saudação cordial e educada; A informação sobre o valor que precisa ser acertado; As opções de pagamento que a pessoa pode optar; Uma despedida que deixe claro que, em caso de dúvidas ou dificuldades, você ou a sua empresa estão à disposição para ajudar.

“Olá, [nome do cliente]. Como vai? Identificamos alguns títulos pendentes em seu nome e, como você é um dos nossos melhores clientes, queremos resolver juntos essa situação. Esperamos seu contato para conversarmos e combinarmos a melhor solução.”

O que fazer na hora de cobrar alguém?

  1. Parta do ponto de que todas as partes querem resolver a situação;
  2. Entre em contato com a pessoa com calma e tranquilidade;
  3. Fale com um tom amigável e respeitoso;
  4. Relembre a data e detalhes da compra.
  5. Ofereça uma solução para o pagamento, como parcelas.

Como escrever uma mensagem de cobrança?

  1. Pense na pessoa que vai receber a mensagem. ...
  2. Escreva uma mensagem alinhada ao tipo de cobrança. ...
  3. Escolha o melhor canal para o tipo de cobrança. ...
  4. Use gatilhos mentais.

A forma correta de cobrar o seu cliente está prevista nos artigos 42 e 42-A do Código de Defesa do Consumidor, devendo ser feita de modo respeitoso, com a identificação do nome, endereço e CPF do cliente a ser cobrado; o valor e a origem da dívida; o nome da empresa credora e seu CNPJ.