Como saber se sou parda?

Perguntado por: . Última atualização: 28 de junho de 2023
4.5 / 5 6 votos

Pardo é uma pessoa com diferentes ascendências étnicas e que são baseadas numa mistura de cores de peles entre brancos, negros e indígenas. Essa miscigenação engloba: Descendentes de negros e brancos. Descendentes de negros com indígenas.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a pessoa parda é aquela considerada mestiça, ou seja, que possui uma mistura acentuada de duas ou mais raças, no caso, brancos, pretos e indígenas.

O manual do IBGE define o significado atribuído ao termo como pessoas com uma mistura de cores de pele, seja essa miscigenação mulata (descendentes de brancos e negros), cabocla (descendentes de brancos e ameríndios), cafuza (descendentes de negros e indígenas) ou mestiça.

A classificação mais famosa é a de Fitzpatrick, criada pelo médico norte-americano de mesmo nome e que divide a pele em 6 fototipos cutâneos que variam de acordo com a quantidade de melanina, com a capacidade de bronzear (ganhar tonalidade dourada) e queimar (vermelhidão) quando se expõe ao sol.

A miscigenação na formação da sociedade brasileira:
as pessoas pardas e morenas são pessoas que possuem mais de uma ascendência, porém, as pessoas morenas possuem a pele mais escura, mas são pardas também.

Descobrir sua paleta de cores é possível com o site Colorwise.me. A ferramenta analisa os tons da sua pele, cabelo e olhos e revela quais são as cores recomendadas, que mais combinam com a sua aparência, e quais você deve evitar.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na declaração. Ou seja, as pessoas são perguntadas sobre sua cor e podem se declarar como brancas, pretas, pardas, indígenas ou amarelas.

O IBGE pesquisa a cor ou raça da população brasileira com base na autodeclaração. De acordo com dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios - PNAD Contínua 2022, 42,8% dos brasileiros se declararam como brancos, 45,3% como pardos e 10,6% como pretos.

No censo de 1890, o termo pardo foi substituído por "mestiço", mas voltou a ser utilizado no censo de 1940 e permanece em uso até hoje.

Para o cálculo do número de fenótipos, utilizamos: número de fenótipos = número de genes + 1.

"Tons de bege e marrons quentes combinam bastante com esse tom de pele." "Assim como a pele clara, a pele morena também pode ser fria ou quente. No geral, os tons mais quentes ficam mais harmoniosos com peles quentes."

Candidatos com renda familiar maior que 1,5 salário mínimo per capita que se consideram PPI e aqueles que não se autodeclaram PPI (veja quadro). Além disso, são destinadas 5% das oportunidades aos candidatos que se consideram negros, oriundos de qualquer rede de ensino.

Pardo designava os mestiços; e, mais tarde, com a imigração asiática, criou-se a categoria amarela para designar os orientais/asiáticos.

Branco é quem se declara branco e possui características físicas historicamente associadas às populações europeias. Pardo se refere a quem se declara pardo e possui miscigenação de raças com predomínio de traços negros.