O que é PIS?

Perguntado por: acustodio . Última atualização: 28 de junho de 2023
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O Programa de Integração Social e o Programa de Formação do Patrimônio do Servidor Público, mais conhecidos pela sigla PIS/PASEP, são contribuições sociais de natureza tributária, devidas pelas pessoas ...

Pelo aplicativo Carteira de Trabalho Digital
Faça o login no aplicativo com sua conta Gov.br, usando o seu CPF. Caso não tenha, crie um novo cadastro. Após entrar no aplicativo, clique na opção "Contratos" para visualizar seus registros na carteira de trabalho.

O PIS é uma contribuição tributária realizada pelas empresas destinada aos funcionários do setor privado. E é através dele que o empregado terá acesso a benefícios como seguro-desemprego e FGTS. Para ter direito ao PIS, o cidadão precisa ser cadastrado no programa logo no seu primeiro emprego.

2. Quem tem direito ao PIS e ao PASEP. O PIS atende funcionários de empresas privadas, e o PASEP servidores públicos. Para ter direito a esses programas, o trabalhador deve ser cadastrado por seu primeiro empregador, uma única vez.

Descubra como consultar o PIS pelo CPF: acesse o site Meu INSS e faça login com sua conta Gov.br, utilizando seu CPF e senha. Na primeira página, navegue pelo menu e selecione “Meu Cadastro”. Pronto! Suas informações cadastrais e o número do PIS serão exibidos.

O Pis é um benefício social importante para os trabalhadores brasileiros, pois representa uma forma de integração e desenvolvimento entre a força de trabalho e as empresas. No entanto, é importante lembrar que quem nunca trabalhou não tem direito ao Pis, mas existem outros benefícios sociais que podem ser solicitados.

Onde habilitar o número do PIS na Carteira de Trabalho Digital

  1. Acesse o App Carteira de Trabalho Digital;
  2. No menu selecione a opção “Contratos”;
  3. Agora, escolha um contrato de emprego e clique em “Detalhes”;
  4. Serão trazidas diferentes informações sobre o contrato em questão, entre elas o seu número do PIS/PASEP.

Para fazer a solicitação por telefone, basta ligar para a central Alô Trabalho, no 158. Por fim, o saque do abono PIS/PASEP também pode ser pedido pelo aplicativo da Carteira de Trabalho Digital. Esse aplicativo pode ser acessado gratuitamente pelo computador ou celular.

Para sacar o abono do PIS, o trabalhador que possuir Cartão do Cidadão e senha cadastrada pode se dirigir aos terminais de autoatendimento da Caixa ou a uma casa lotérica. Se não tiver o Cartão do Cidadão, pode receber o valor em qualquer agência do banco (Caixa), mediante apresentação de documento de identificação.

Pode-se, por exemplo, consultar o número do PIS por meio do aplicativo da Carteira de Trabalho Digital, do Portal de Serviços do Ministério da Economia, do site Meu INSS, do site do CNIS (Cadastro Nacional de Informações Sociais), do aplicativo Caixa Trabalhador e até mesmo do aplicativo FGTS.

O CADASTRAMENTO DO PIS
Isso pode ser feito de duas formas: online ou em lote. As duas são acessadas pelo site Conectividade Social da Caixa. Ao entrar no site, automaticamente será aberta uma janela para que você selecione o certificado digital da sua empresa, que deve estar plugado no computador.