Como lavar panos de prato com água sanitária e açúcar?

Perguntado por: eapolinario . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.6 / 5 2 votos

Em uma panela, coloque o açúcar e o sabão em pó na água e dissolva bem. Acrescente a água sanitária, misture bem e coloque os panos e roupas que serão limpos. Se necessário, complete com mais água.

Essa mistura é potente contra as marcas de gordura nos vidros e azulejos! Coloque 300 gramas de açúcar e 400 ml de água em uma panela em fogo médio, aguarde a dissolução. Transfira essa combinação para um balde, acrescente 300 ml de água sanitária e misture bem.

Outra prática relevante é misturar água sanitária e açúcar. Misture 300 gramas de açúcar, 300 ml de água sanitária e deixe de molho em 300 ml de água por 30 minutos. Depois, lave a peça e espere secar para ver o resultado. Vale destacar que o uso de um sabão de qualidade nesse processo potencializa a remoção do bolor.

Como clarear roupa branca com açúcar?

  1. Em um balde, adicione meio litro de água sanitária e um copo de açúcar;
  2. Mexa essa mistura até dissolver completamente;
  3. Acrescente meio litro de água;
  4. Coloque as peças nessa mistura e deixe de molho por 20 minutos;
  5. Lave normalmente.

O açúcar pode ser utilizado de várias formas na sua casa, mas você sabia que quando misturado com água sanitária ele pode fazer milagres? É isso mesmo! Ele se torna uma mistura potente que pode te ajudar em diversas situações.

E o açúcar? O açúcar serviria para diluir a água sanitária. “Ele reduz a ação da água sanitária, deixando menos concentrado”, esclarece o professor Luís Geraldo Cardoso dos Santos, do departamento de Engenharia Química e de Alimentos do Instituto Mauá de Tecnologia.

A água sanitária é um poderoso desinfetante e que ajuda a remover manchas pesadas, enquanto o açúcar potencializa a ação da água sanitária. O detergente tem sua ação de remover gorduras e outras manchas. Tudo isso para ajudar você a deixar sua casa, roupas, calçados e o que mais for preciso limpinhos.

O hipoclorito de sódio serve para limpar superfícies, clarear a roupa branca, fazer a lavagens de verduras e também para purificar a água para consumo humano, reduzindo as chances de contaminação por vírus, parasitas e bactérias, que causam doenças como diarreia, hepatite A, cólera, rotavírus, entre outros.

Água sanitária com outros produtos de limpeza
Você já deve ter notado que a água sanitária é um dos produtos de limpeza que não devemos misturar com outras substâncias. Até o momento, já mostramos que ela não pode ser usada em conjunto com o álcool em gel, com amoníaco e com ácidos, como o vinagre.

Bicarbonato de sódio + Vinagre
O vinagre contém ácido acético em sua composição que, como o nome já diz, é um ácido. Já o bicarbonato de sódio é um composto alcalino, também chamado de base. Por isso, os dois se neutralizam e a mistura resulta em água e acetato de sódio, que é um tipo de sal.

Como tirar mofo de roupa colorida com água sanitária e açúcar

  1. Coloque 1 litro de água sanitária em um recipiente;
  2. Adicione 1 xícara de açúcar;
  3. Deixe a roupa de molho até o bolor desaparecer;
  4. Lave a peça normalmente.

O vinagre branco também é um grande aliado para quem busca saber como desencardir roupa branca. Basta adicionar uma xícara de vinagre branco ao ciclo normal da máquina de lavar roupa ou, se lavar a mão, adicione uma xícara de vinagre ao detergente e água e deixe a roupa de molho por 30 minutos, depois enxágue.

Açúcar: há quem aconselhe o uso de água sanitária e açúcar para lavar roupas, mas isso não é indicado. Além de o açúcar diluir a água sanitária, reduzindo-lhe a eficácia, a mistura ainda é perigosa, pois gera gases tóxicos.

Misturar água sanitária com outros produtos de limpeza
Não misture água sanitária com nenhum outro produto de limpeza, em hipótese alguma. Seja com detergente, álcool, desinfetante, sabão em pó, vinagre etc. Afinal, a água sanitária é uma substância abrasiva que, sozinha, já exige cuidado no uso.

Efeitos tóxicos
Água sanitária + vinagre Produz um gás tóxico de cloro Queimaduras químicas, principalmente nos olhos e nas vias aéreas, do nariz até os pulmões. Amônia + água sanitária Produz vapores tóxicos de cloramina A inalação desses vapores pode causar danos respiratórios e queimaduras na garganta.