Como lavar a boca com aftas?

Perguntado por: mjesus . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

Faça bochechos com água morna e sal, isso vai ajudar a desinfetar a afta e acelerar a cicatrização. Misture 1 colher de leite de magnésia com 1 copo de água e faça gargarejos, isso vai ajudar a recobrir e proteger a lesão de bactérias, acelerando a cicatrização.

Uma boa forma de curar uma afta na língua mais rápido é escovar os dentes e usar um enxaguante bucal sem álcool, pelo menos 3 vezes ao dia, pois devido à propriedade antisséptica do enxaguante bucal, é possível eliminar uma maior quantidade de microrganismos e, assim, eliminar a afta mais rapidamente.

Enquanto as aftas permanecerem na boca do paciente é importante que evitar alimentos duros ou que fique mastigando objetos que possam traumatizar a mucosa. “Além disso, alimentos ácidos, refrigerantes, apimentados, café e chocolates precisam ser cortados também.

Como tratar? Enquanto estiver com a afta, o ideal é evitar alimentos muito temperados, salgados e ácidos. Também existem pomadas específicas que auxiliam na redução do incômodo. E, para manter a higiene bucal em dia, a dica é utilizar cotonetes com soro fisiológico para higienizar o local.

ibuprofeno, nimesulida, diclofenac

Algumas possíveis causas para o aparecimento da lesão podem ser: alimentos mais condimentados, frutas cítricas/ácidas, estresse, mudanças hormonais nos ciclos da mulher, traumas mecânicos por pontas pontiagudas, escovas dentais, queimaduras por alimentos sólidos ou líquidos, predisposição genética familiar, refluxos ...

Fatores hormonais. Stresse ou ansiedade. Carência de certos nutrientes, como sais minerais (ferro e zinco) ou vitaminas (sobretudo vitamina B12 e ácido fólico) Problemas dentários ou má higiene oral.

Não deixe a escovação de lado quando estiver com aftas
Isto porque, depois da alimentação, a boca aumenta sua acidez, o que pode prejudicar ainda mais o quadro de aftas, dificultando a melhora do quadro.

Dá uma olhada!

  • Alimentos picantes podem favorecer o desconforto causado pela afta na boca. ...
  • Comidas com excesso de sal tendem a contribuir para irritação da mucosa bucal. ...
  • Chocolates e doces podem incomodar as lesões da afta. ...
  • Frutas cítricas também podem irritar as aftas na boca.

O sal é um antisséptico ótimo para tratar afta. Para utilizá-lo como remédio caseiro, misture uma colher de chá de sal em meio copo de água morna. Utilize-o para enxaguar sua boca, principalmente na área afetada pela afta, depois cuspa a água. Essa técnica dever ser feita três vezes por dia para ajudar na cicatrização.

A leucoplasia tem uma aparência esbranquiçada e pode surgir no lado interno da bochecha, na gengiva ou na língua. Muitas vezes é associada ao fumo, ao uso de tabaco de mascar, embora outras causas incluam também dentaduras mal ajustadas, dentes quebrados e mordidas na bochecha.

Alívio da dor: A solução salina ajuda a reduzir a inflamação e aliviar a dor associada às aftas. Propriedades antissépticas: O sal tem propriedades antissépticas que podem ajudar a prevenir infecções secundárias e promover a cicatrização das aftas.

Usa géis ou desinfetantes de sulfato de zinco, para ajudar as bolhas a secar mais rapidamente. Também podes adicionar um pouco de pasta de dentes, devido ao seu poder de secagem, ou usar medicamentos específicos para impedir a propagação do vírus e reduzir o tempo de cicatrização.

Vale lembrar que as aftas na boca não são contagiosas! Uma pessoa que as possui pode compartilhar talheres, beijar e levar uma rotina normal, tendo em vista que não há o risco de transmitir as feridas para os outros.