Como Jesus mudou o nome de Pedro?

Perguntado por: atavares4 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.3 / 5 4 votos

Simão era volúvel, falava muito e por impulso, e, de repente, Jesus lhe disse: “Você será chamado Pedro (pedra)”. Ele não tinha consciência de como o Senhor o conhecia. Jesus conhecia toda a história dele, sabia de sua personalidade, que falava impulsivamente.

Pedro ajoelhou-se aos pés do Salvador e disse que não era digno de ficar perto Dele. Jesus disse a Pedro que não tivesse medo. Dois dos amigos de Pedro, chamados Tiago e João, eram irmãos. Jesus disse a Pedro, Tiago e João que O seguissem e eles seriam “pescadores de homens”.

Simão para Pedro
Simão era um seguidor de Jesus. Quando ele confessou que Jesus era o Cristo, Jesus mudou seu nome para Pedro para mostrar que essa fé seria a base da igreja, como a pedra que serve de fundação para uma casa (Mateus 16:16-18).

7Então, o discípulo a quem Jesus amava disse a Pedro: “É o Senhor!” Simão Pedro, ouvindo dizer que era o Senhor, vestiu sua roupa, pois estava nu, e atirou-se ao mar. 8Os outros discípulos vieram com a barca, arrastando a rede com os peixes.

Pedro nasceu com o nome de Simão, em Betsaida, na Galileia, e era irmão de André, que também se tornou apóstolo. Era um pescador, casado, com pelo menos um filho, morando em Cafarnaum. Conheceu Jesus quando este pediu para utilizar um de seus barcos de modo a poder pregar para uma multidão que o aguardava.

No primeiro encontro com Jesus (João 1:42), Pedro teve seu nome alterado de Simão para Cefas (nome em aramaico), correspondente a Pedro (no grego) que significa "pedra", "rocha" ou "cascalho". E o levou a Jesus. Jesus olhou para ele e disse: "Você é Simão, filho de João. Será chamado Cefas" (que significa Pedro).

“Pedro era conhecido originalmente como Simeão ou Simão (2 Pedro 1:1), um pescador de Betsaida que vivia com a sua esposa em Cafarnaum. (…) Junto com André, seu irmão, Pedro foi chamado para ser um discípulo de Jesus Cristo (Mateus 4:18–22; Marcos 1:16–18; Lucas 5:1–11).

Simão, chamado Pedro: o apóstolo Pedro certamente é o personagem bíblico mais conhecido com esse nome. Comparado aos outros Simão, é dele que se têm mais informações na Bíblia. Seu nome era Simão, e Jesus o chamou de Pedro (Mateus 16:18; Marcos 3:16).

O que Pedro tem a ver com pedra? Assim como no português, as palavras gregas petros e petra são bem parecidas e fazem parte do trocadilho de Jesus, que acabara de ser nomeado. Então é natural de se esperar que Jesus esteja falando de Pedro no contexto.

Pedro estava convencido! Porém, após cerca de dois anos caminhando com o Mestre, ele ouve a palavra. Disse também o Senhor: “Simão, Simão, eis que Satanás vos pediu para vos cirandar como trigo; mas Eu roguei por ti, para que a tua fé não desfaleça; e tu, quando te converteres, fortalece teus irmãos”. Lc 22:31-32.

A preparação de Pedro
Pedro sabia que Jesus de Nazaré era mais que um mero homem, porque O viu dar visão ao cego, curar o leproso, fazer o coxo andar e levantar pessoas dentre os mortos (ver Mateus 11:4–5; ver também João 2:11; 10:25; 20:30–31).

Pedro

Simão, apontado como o primeiro apóstolo, é mais comumente conhecido por Pedro — nome que lhe deu o Senhor na ocasião em que se conheceram, e confirmou posteriormente. Era filho de Jona, ou Jonas, e tinha a profissão de pescador.

Por indicação de João Batista, Pedro foi levado por seu irmão André para conhecer Jesus Cristo. No primeiro encontro, Jesus Cristo o chamou de Kepha (pedra, em aramaico e Petros em grego), para expressar firmeza, pois seria escolhido o líder dos apóstolos.