Como fazer uma introdução de acordo com as normas da ABNT?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.6 / 5 2 votos

A introdução é a primeira parte do texto do seu trabalho. De forma resumida, serve para apresentar um panorama geral da pesquisa. Então, é importante apresentar, à primeira vista, o tema e o problema de pesquisa. Você também deve, de maneira breve, descrever os motivos para justificar realização da sua pesquisa.

Ela tem o intuito de introduzir o assunto que será abordado pelo autor. De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final.

É muito importante produzir uma introdução objetiva. O momento é de apresentar apenas as informações mais importantes e relevantes do texto, que realmente vão chamar a atenção do leitor e interessá-lo a ler o restante do seu trabalho. A introdução não pode ser cansativa e nem complicada de entender.

Seguindo as normas da ABNT, a introdução compõe a parte textual do TCC, junto com o desenvolvimento e conclusão. De forma geral, a introdução deve introduzir o leitor ao assunto principal do trabalho e apresentar os objetivos e metodologia da pesquisa.

Selecione o texto, clique em PÁGINA INICIAL e mova o ponteiro sobre títulos diferentes na galeria de Estilos. Observe que, à medida que você pausa sobre cada estilo, o texto muda para que você possa ver qual será sua aparência no documento. Clique na opção desejada.

Uma boa introdução deve ser clara, objetiva e persuasiva, e deve fazer com que o leitor se interesse pelo assunto que será abordado. Para entender melhor o que é uma introdução, é necessário definir que ela é a primeira parte do texto, com o objetivo de apresentar o tema e capturar a atenção do leitor.

A introdução é aquele parágrafo inicial da sua redação e deve conter cerca de 5 linhas. Essa parte tem o objetivo de contextualizar o leitor sobre o assunto que você vai discutir ao longo do seu texto.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

É a partir dela que o leitor terá a noção do que será apresentado em seguida.

  1. O tema deve ser apresentado já na primeira frase.
  2. Não há meios de fazer rodeios já na primeira frase do primeiro parágrafo.
  3. Também é no primeiro parágrafo que está inserido a linha de raciocínio do autor.
  4. O objetivo é convencer o leitor.

Tanto a introdução quanto a conclusão necessitam sempre de apenas um parágrafo. Enquanto isso, o desenvolvimento tem um número variável de parágrafos.

Outra pergunta comum é: “quantas linhas deve ter uma introdução ABNT?”. Precisamos ser claros com você: essa resposta, de forma exata, não existe. Primeiro porque a ABNT não tem nenhuma recomendação sobre tamanho de introdução.

Introdução, como o próprio nome diz, é a parte do texto que introduz o assunto que vai ser tratado. Pode parecer óbvio, mas na prática muitas vezes não é.

De um modo geral, um trabalho escrito deverá conter por esta ordem: capa, índice, introdução, desenvolvimento, conclusão, bibliografia e anexo (facultativo).

Apesar de ser uma das partes iniciais do trabalho, a introdução deve ser escrita depois da sua finalização, porque só assim você garantirá que não esqueceu de inserir nada do que contemplou no seu desenvolvimento.

Introdução. Na introdução do seu texto você deve apresentar o tema que será discutido ao longo do texto. Também é o momento de defender seu ponto de vista. Para isso, o ideal é que você desenvolva a introdução em apenas 1 parágrafo que tenha em torno de 7 linhas.

É a “conclusão” da sua introdução. Você deve citar o título e reiterar para o leitor a importância em prosseguir com a leitura. É um ponto decisivo, então, seja assertivo sem forçar o leitor. Nesta parte, é interessante usar palavras como “continue lendo”.