Como fazer um texto de descrição?

Perguntado por: dsales . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

A construção de um texto descritivo exige, primeiramente, o objeto (pessoa, situação etc.) a ser descrito. Para uma boa descrição, é preciso estar atento aos detalhes e às sensações que devem ser direcionados ao leitor. Uma boa descrição é aquela que possibilita ao receptor criar uma imagem em sua mente.

Texto descritivo é aquele que detalha de maneira pormenorizada os aspectos de um determinado lugar, acontecimento, pessoa, objeto ou animal. O objetivo do autor é justamente transmitir as impressões, qualidades, sensações, características e observações sobre aquilo que está sendo detalhado.

Contar sobre experiências, caracterizar pessoas, detalhar um objeto, especificar um processo e atitudes semelhantes são exemplos de usos do texto descritivo no dia a dia. Seja de maneira formal ou informal, esse tipo textual faz parte de diferentes profissões e cotidianos.

O texto descritivo é aquele que fornece detalhes sobre um lugar, uma pessoa, uma paisagem. De forma minuciosa, ele não só descreve os aspectos físicos do cenário e personagens apresentados, mas também busca apresentar as sensações, expressões e sentimentos das figuras que fazem parte daquela história.

Confira as opções:

  1. “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  2. “Muito se discute a importância de …”
  3. “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  4. “Observando o cenário…”
  5. “É de conhecimento geral que…”
  6. “Em face do cenário atual…”
  7. “Segundo a pesquisa…”
  8. “Tendo em vista que…”.

Por ter a característica de descrever, há a presença de bastante adjetivos e verbos de ligação. Exemplo de parágrafo descritivo: João Victor comprou um carro muito bonito. O carro é de cor azul, é grande, com 4 portas e vem com um sistema de som de última geração.

A descrição caracteriza-se pela utilização dos seguintes elementos de destaque:

  1. linguagem simples;
  2. verbos de ligação (ser, estar, parecer);
  3. verbos no pretérito perfeito e no presente do indicativo;
  4. adjetivos;
  5. metáforas e comparações.

Uma descrição é marcada pela presença de verbos de ligação (ser, estar, parecer, etc.). Esses verbos não buscam expressar ações, mas sim interligar o sujeito às características que se deseja mencionar no relato. Exemplos: O homem era alto, magro e parecia preocupado.

A descrição ocorre pela necessidade de explicar como são os seres, os objetos ou os lugares aos quais se faz referência. Descrever um ser, objeto ou lugar é apresentá-los por meio das palavras, de forma que quem não os conhece possa fazer uma ideia de como são.

Introdução: faz-se primeiramente a identificação do ser ou objeto que será descrito, de modo que o leitor já foque a atenção no ser ou objeto.

Existem dois tipos de descrição: a denotativa e a conotativa.

Como fazer um texto narrativo? Para escrever um bom texto narrativo, é preciso saber construir e descrever as personagens. Lembre-se de caracterizá-las de forma física, mas também psicologicamente. Depois que você mostrar cada envolvido na história e o contexto, é hora de apresentar os fatos e seus desdobramentos.

A introdução do texto narrativo deve compreender a situação inicial da história. É por isso que é possível chamá-la de apresentação. Afinal de contas, é nessa parte em que a pessoa narradora apresenta os elementos narrativos: espaço, tempo, personagens, enredo e pessoa narradora.