Como fazer um final de um conto?

Perguntado por: idamasio . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Em geral, um final pode ser aberto, fechado, inesperado ou cíclico. Um final aberto deixa muitas questões soltas, ainda que resolva conflitos importantes da narrativa. Pode deixar perguntas no ar e fazer com que o leitor se questione sobre o fim da história por um tempo, tirando suas próprias conclusões.

Desfecho: trata-se da situação final, ou seja, a solução do conflito.

Conclusão: também chamada de desfecho, na conclusão, o leitor descobre o que houve com as personagens, bem como entende a mensagem passada pela narrativa. Nessa parte da narração se esclarece a ligação entre os diferentes acontecimentos, ou seja, a conclusão é a parte do texto na qual os conflitos se resolvem.

Quando presente, o posfácio acrescenta, ao final do livro, informações sobre a obra ou traz um ponto de vista sobre ela. Da mesma forma que ocorre com o prefácio e o prólogo de uma obra, o posfácio não deve ser confundido com o epílogo: este último é o desfecho da narrativa.

Escrevendo um conto em 7 passos

  1. Passo 1 – Encontre sua emoção chave.
  2. Passo 2 – Comece com um gancho.
  3. Passo 3 – Construa a história.
  4. Passo 4 – Escreva um final forte.
  5. Passo 5 – Releia sua história.
  6. Passo 6 – Edite-se.
  7. Passo 7 – Peça ajuda de edição para outras pessoas.

Desenlace é o momento final de certa narrativa, conto ou fábula em que tudo se esclarece. Também chamada de conclusão ou simplesmente final. O desenlace não ocorre necessariamente em todas as narrativas, porque não é um elemento fundamental.

O conto costuma ser estruturado em quatro partes: introdução, desenvolvimento, clímax e conclusão.

Uma história deve terminar da mesma forma que uma frase: com um ponto final (final fechado), um ponto de exclamação (final surpreendente), um ponto de interrogação (final ambíguo) ou reticências (final aberto).

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.

Por isso confira uma lista com alguns conectivos que podem te ajudar a concluir o seu texto:

  1. Portanto.
  2. Por fim.
  3. Assim.
  4. Para terminar.
  5. Dessa forma.
  6. Logo.
  7. Em conclusão.
  8. Desse modo.

Esse espaço final da resenha serve para expor sua avaliação geral sobre a obra. Até aqui você já deve ter discutido os argumentos do autor e como ele os defende, assim como ter avaliado a qualidade e a eficiência de diversos aspectos do livro ou artigo.

Entre as formas mais tradicionais de fechamento estão:

  1. Frase rimada (como as do início do artigo);
  2. Música temática;
  3. Coreografia;
  4. Coro com frases repetidas pelas crianças (como as respostas das cirandas de roda);
  5. Despedidas dos personagens.

Um conto é dividido em três partes: introdução, desenvolvimento e conclusão. Por mais que pareça uma redação escolar, isso significa que a sua história deve seguir uma linha bem definida para que os seus leitores não fiquem perdidos. Na primeira parte você deve apresentar o ambiente e os personagens.

A estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão - clímax, e solução - desfecho.

Estrutura do conto
Desenvolvimento: aqui se desenrolam os acontecimentos da história, relacionados com o problema ou a situação apresentados na introdução. Clímax: quando acontece o momento de maior tensão da história. Desfecho: encerramento da narrativa, em que se apresenta uma solução para o enredo.