O que é um artigo acadêmico?

Perguntado por: hneves . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 19 votos

Um artigo científico é uma pesquisa ou comunicação científica publicada em uma revista especializada. Também é denominado documento científico ou simplesmente artigo ou publicação.

Um artigo acadêmico nada mais é do que uma produção textual original que contém dados e resultados de uma pesquisa científica.

Estrutura para escrever um artigo acadêmico

  1. Título. Inicialmente, um bom título deve informar de forma clara qual é o tema e o objetivo do artigo. ...
  2. Nome das pessoas autoras. ...
  3. Epígrafe (facultativa) ...
  4. Resumo e abstract. ...
  5. Palavras-chave e keywords. ...
  6. Conteúdo do artigo acadêmico. ...
  7. Referências bibliográficas do artigo científico.

Um artigo reflete a análise de um dado assunto, num certo período de tempo. Serve de meio de comunicação e de intercâmbio de idéias entre cientistas da sua área de atuação. Levar os resultados do teste de uma hipótese, provar uma teoria (tese, trabalho científico). Registrar, transmitir algumas observações originais.

Os artigos acadêmicos são aqueles que têm valor para a academia, como chamamos a comunidade de estudiosos das Universidades. Um dos tipos de trabalho acadêmico são os artigos científicos. Além dos artigos científicos, também são artigos acadêmicos temos os artigos de revisão e os artigos originais.

Ele deve ser um texto sucinto e relativamente breve que informe o leitor sobre a dúvida investigada, o referencial teórico utilizado, a metodologia empregada, os resultados alcançados e as principais dificuldades encontradas durante o processo de investigação ou na análise da questão.

Os artigos científicos mais comuns, mais encontrados na literatura quando fazemos buscas para pesquisa, são de cinco casos: Revisão Bibliográfica, Estudo de Caso, Revisão Bibliométrica, Pesquisa Ação e Survey.

1 FORMATAÇÃO GERAL
O artigo completo deve conter no mínimo 12 (doze) páginas e não deve exceder 15 (quinze) páginas, incluindo a bibliografia, os anexos, as notas, as tabelas e quadros. As margens (superior, inferior, lateral esquerda e lateral direita) devem ter 2,5 cm.

15 páginas

1. O artigo científico completo deve conter no mínimo 15 páginas e no máximo 20 páginas, incluindo referências bibliográficas e notas. As citações de artigos (referências) no texto devem seguir as normas vigentes da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

A introdução deve incluir contextualização, relevância e justificativa da pesquisa, fundamentada em referências relacionadas ao objetivo do artigo, descrição do problema, objetivo geral e contribuições. A introdução não deverá possuir registros de resultados ou conclusões.

Consoante aos dados pesquisados comprovou-se que o artigo é uma ferramenta importante, pois é uma modalidade de trabalho que tem como finalidade divulgar resultados científicos acerca de diversos temas, trazendo novos esclarecimentos e sanando dúvidas do público interessado.

A verdade é que não existe uma regra que determine quem pode e quem não pode escrever e publicar um artigo científico. Qualquer pessoa pode publicar um artigo científico, desde que observe as regras do local de publicação.

Estrutura principal do Artigo Cientifico
E eles são: Introdução, metodologia, resultados e discussão. Na introdução, você pode mostrar para o leitor um pouco do que ele vai encontrar no decorrer do artigo, portanto, é um passo muito importante para prender a atenção de quem está lendo.

Quais são os tipos de artigo?

  • Artigos definidos.
  • Artigos indefinidos.
  • Artigos em processos de substantivação.
  • Artigos em processos de distinção entre homônimos.

Apesar de não haver uma regra específica quanto ao número de páginas, um artigo é menor e mais conciso que uma monografia, propriamente dita, apresentando um sistema de formatação próprio e relativamente variável, de acordo com o objetivo do mesmo.