O que deve ter em um relatório social?

Perguntado por: dalegria . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.6 / 5 16 votos

O relatório social deve conter local, data e informações importantes que servirão como referência histórica.

O relatório social, como citado, remete a um documento desenvolvido pelo assistente social. Esse material é produzido após o profissional realizar a coleta de informações e dados relativos ao trabalho de intervenção da questão social.

É no Parecer Social que o assistente social emite sua posição técnica de como a situação (originada do Estudo Social) pode ser solucionada. Deve ter uma descrição sucinta, conclusiva e indicativa.

O estudo social comparece nos mais distintos campos de intervenção do Serviço Social – Justiça da Infância e Juventude, Justiça de Família, Justiça Criminal, Seguridade e Previdência Social formam alguns exemplos.

  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

Passo a passo para elaborar um relatório
O relatório é o registro de atividades em um determinado período. Sendo assim, em primeiro lugar, é preciso obter o registro das principais informações a serem consultadas para a elaboração do relatório.

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

São instrumentos diretos:

  1. Entrevista. ...
  2. Visita. ...
  3. Acolhimento Social. ...
  4. Acompanhamento Social. ...
  5. Atendimento Social. ...
  6. Trabalho em Grupo. ...
  7. Dinâmicas de Grupo. ...
  8. Reunião.

O Relatório de Responsabilidade Social apresenta as realizações institucionais ligadas a inúmeros projetos comunitários que colaboram para o estabelecimento de um compromisso social entre estudantes, docentes e comunidade.

Como fazer um parecer
De início, o parecerista deve estar a par do assunto ou temática a ser abordada. Portanto, os estudos e pesquisas devem estar em dia. O conhecimento do destinatário e o contexto são essenciais para compreender o grau de esclarecimento ou as explicações a serem realizados.

Como elaborar um parecer jurídico? Um parecer jurídico deve conter: título, quem solicitou, assunto, ementa, relatório, fundamentação, conclusão e notas de rodapé com referências. É importante, além de possuir conhecimento sobre o tema, ter uma linguagem clara e de fácil entendimento.