Como descrever aluno com dificuldade na coordenação motora?

Perguntado por: emedeiros . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Se uma criança tem dificuldades com habilidades motoras grossas, ela pode: Estar atrasado em atingir os marcos de desenvolvimento (ou seja, sentar, engatinhar, andar, correr e pular). Mover-se rigidamente e não ter movimento corporal fluido ou parecer desajeitada.

A coordenação motora ampla é adquirida pela criança por intermédio do trabalho harmônico e equilibrado dos grandes músculos, em atividades como marchar, correr, engatinhar, saltar, galopar, rolar, lanças e receber objetos, levantar e transportá-los com equilíbrio e postura adequados.

Coordenação motora diz respeito à capacidade do nosso corpo de realizar movimentos articulados e é resultado da interação entre os sistemas muscular, esquelético, nervoso e sensorial. É graças a ela que somos capazes de andar, correr, escrever, pular, pintar e desenhar.

As habilidades de coordenação motora fina se desenvolvem quando as crianças aprendem a usar os músculos das mãos, pulsos e dedos. Atividades como cortar papel com tesouras, fechar botões de roupas, brincar com blocos, pegar objetos com as mãos, comer, escrever e colorir estimulam a coordenação motora fina.

Uma simples folha em branco com um bom lápis de cor já estimula a coordenação motora. Além disso, ofereça desenhos prontos com linhas tracejadas, varie os materiais, abuse e use dos lápis, do giz e das canetas de diferentes tipos. É importante também incentivar a criança nessas atividades.

Atraso no desenvolvimento de habilidades motoras grossas e finas; Demora mais para aprender novas habilidades motoras; Tem dificuldade para fazer atividades que requerem o uso coordenado dos dois lados do corpo (ex.: recortar com tesoura, escrever, cortar comida usando garfo e faca, agarrar bola e andar de bicicleta);

A coordenação motora fina é a capacidade de fazer movimentos intencionais com os músculos menores do corpo. Um exemplo é o movimento de pinça. A partir dele, a criança move intencionalmente os dedos para agarrar um objeto pequeno.

Atividades de coordenação motora para fazer em casa!

  1. Pular Corda: Coordenação Motora Geral. ...
  2. Costurar: Coordenação Motora Fina. ...
  3. Circuito: Coordenação Motora Grossa. ...
  4. Futebol em Casa: Coordenação Motora Específica. ...
  5. Blocos de Montar: todos os tipos. ...
  6. 1 comentário em “Atividade de coordenação motora: 5 exemplos divertidos”

Para ativar a coordenação motora grossa das crianças nada melhor que promover tarefas divertidas, como correr, brincar de pega-pega, pular, brincar de amarelinha e tudo aquilo que fez parte da nossa infância também. Essas atividades são muito importantes para enriquecer tais funções musculares nas crianças.

A coordenação motora ampla/grossa é responsável pelos movimentos amplos e pela sustentação postural através da atividade dos grandes músculos. A coordenação motora fina é representada pelos pequenos músculos envolvidos na coordenação óculo-manual, e que são responsáveis pelos movimentos mais refinados e pela destreza.

A coordenação motora fina, por sua vez, está relacionada às atividades que exigem a movimentação dos músculos menores do nosso corpo: utilizar os dedos para escrever, digitar, encaixar peças pequenas ou pregar um botão são exemplos clássicos, mas até a movimentação dos olhos e dos lábios se encaixa na categoria!

A coordenação motora conta com quatro variações, são elas: geral, específica, fina e grossa.

A Dispraxia, ou Transtorno do Desenvolvimento da Coordenação (TDC), é um problema comum que ocorre na coordenação motora fina e grossa em crianças e adultos. Dificuldades de coordenação afetam a participação e o funcionamento das habilidades da vida diária na educação e no trabalho.