O que é um conto fantástico?

Perguntado por: emoura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 7 votos

Conto fantástico é o nome que se dá a uma narrativa curta que apresenta personagens que extrapolam os limites da realidade e/ou fatos igualmente estranhos e inexplicáveis. Esse tipo de literatura está associado a autores estrangeiros, tais como: Franz Kafka. Edgar Allan Poe.

O conto fantástico ou literatura fantástica é um gênero textual que caracteriza-se pela presença de elementos inusitados, incomuns ou sobrenaturais. Trata-se de uma narrativa literária de curta duração, com quantidade reduzida de personagens e histórias que aliam ficção e realidade.

O conto fantástico apresenta elementos sobrenaturais, surreais ou mitológicos. O estado-unidense Edgar Allan Poe é um dos principais autores desse tipo de conto. No Brasil, José J.

Assim como toda boa narrativa, o conto fantástico, para começar, precisa de uma personagem consistente. Para ser consistente, a motivação da personagem tem de ser autêntica, capaz de fazer com que suas ações se desdobrem em novos acontecimentos ou resoluções.

Contos do Sobrenatural reúne um conjunto de histórias repletas de episódios arrepiantes, lugares estranhos e temas como a morte, o medo, a solidão, o mal e o obscurantismo, que vão assombrar a mente dos leitores.

Para citar alguns exemplos:

  • Alice no País das Maravilhas, Lewis Carroll;
  • A igreja do Diabo, conto de Machado de Assis com tendências fantásticas;
  • A metamorfose, Franz Kafka;
  • Animais Fantásticos e Onde Habitam, J. K. Rowling;
  • As Crônicas de Nárnia, C. S. ...
  • Macunaíma, livro de Mário de Andrade com tendências fantásticas.

Escrevendo um conto em 7 passos

  1. Passo 1 – Encontre sua emoção chave.
  2. Passo 2 – Comece com um gancho.
  3. Passo 3 – Construa a história.
  4. Passo 4 – Escreva um final forte.
  5. Passo 5 – Releia sua história.
  6. Passo 6 – Edite-se.
  7. Passo 7 – Peça ajuda de edição para outras pessoas.

A estrutura do conto é formada por situação inicial, desenvolvimento e situação final. Essa divisão é parte importante para composição do enredo. Dessa forma, na construção do conto, ocorrem os elementos da narrativa, que são: foco narrativo, espaço, tempo e verossimilhança.

A literatura fantástica permite uma espécie de “fuga” da nossa realidade, onde embarcamos em aventuras extraordinárias junto dos heróis e heroínas e somos capazes de nos identificar com o que lemos e absorver as lições implícitas nas histórias.

Narrador é aquele que conta a história. Ele pode fazer parte da história, ou apenas contá-la para o leitor. Quando o narrador faz parte da história, isto é, quando também é uma personagem, dizemos que é um narrador em primeira pessoa.

A sua introdução deve deixar claro para o leitor aonde ele vai chegar com a leitura do conteúdo. Se você não sabe aonde quer chegar antes de começar o texto, possivelmente sua introdução será genérica e não gerará o engajamento necessário.

Segundo o autor, a principal importância dos contos de fadas é revelar aspectos e belezas da vida, da realidade, e levar as pessoas a encontrarem e descobrirem o bem.