Como identificar um conto popular?

Perguntado por: imartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.8 / 5 6 votos

◉ Muitos contos populares apresentam linguagem mais informal e com marcas da oralidade. Isso porque muitas dessas histórias foram transmitidas oralmente, de geração para geração. só eixo temático e um só conflito. ◉ Não tem autoria conhecida, pois foram transmitidas oralmente ao longo dos anos.

Os contos populares são histórias contadas há milhares de anos, de geração em geração! Elas representam questões humanas, ainda que os personagens sejam animais. E essas histórias, justamente por tratarem de questões genuinamente humanas, nos ajudam a entender o mundo, as outras pessoas e a nós mesmos.

Elementos de um conto
Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

Os contos populares são histórias curtas tradicionalmente transmitidas de forma oral de geração em geração. Com poucos personagens, os contos populares são protagonizados por criaturas tanto do reino animal quanto por seres humanos. Com uma linguagem simples, alguns desses contos contêm um elemento do fantástico.

De um modo geral, os contos populares falam dos costumes, superstições e crenças de pessoas comuns. Já os contos de fadas costumam estar habitados de duendes, fadas e outras criaturas fantásticas com poderes mágicos.

Os contos populares geralmente não tem um autor conhecido nem mesmo uma data de quando foram criados. Mas que sempre são narrados de geração em geração, ou seja, os mais velhos contam para os mais novos e assim os contos vão fazendo parte da história do seu lugar.

Escrevendo um conto em 7 passos

  1. Passo 1 – Encontre sua emoção chave.
  2. Passo 2 – Comece com um gancho.
  3. Passo 3 – Construa a história.
  4. Passo 4 – Escreva um final forte.
  5. Passo 5 – Releia sua história.
  6. Passo 6 – Edite-se.
  7. Passo 7 – Peça ajuda de edição para outras pessoas.

O conto popular se constitui em narrativas tradicionais que são transmitidas de geração em geração, oralmente (de “boca em boca”). Podem existir várias versões de um mesmo relato, tendo em conta que há contos que conservam uma estrutura semelhante, embora com diferentes detalhes.

Não obtendo autor conhecido, os contos populares são modificados à medida que são contados, contudo, sua autoria é sempre atribuída ao povo. Os contos populares fazem parte da cultura de um povo, neles estão contidos experiências e enredos que são ditos como verídicos pela maioria das pessoas que os conhecem.

CONTO POPULAR. O conto, como hoje vemos, é uma forma literária reconhecida e utilizada por muitos escritores de renome. No entanto a sua origem é muito mais humilde. Começou na tradição oral dos povos, como um simples e despretensioso relato de histórias imaginárias.

O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.

Todavia, caso você decida escrever um conto, que é, geralmente, uma obra ficcional, a sua narrativa será breve, bem menor que a de um romance. De acordo com a mesma fonte citada acima, um conto tem, aproximadamente até 7.500 palavras.

A História popular é um tipo de história composta de forma que uma ampla audiência possa desfrutar e aprender com seu conteúdo ao lê-la, assisti-la ou ouvi-la, levando em consideração principalmente o emprego de uma linguagem mais acessível.

Quais são os tipos de contos populares que existem?

  • Contos de fadas ou contos maravilhosos.
  • Contos sobre animais.
  • Contos folclóricos.