Qual o papel do leitor em um conto?

Perguntado por: earruda . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 17 votos

A leitura deve ser compreendida como uma atividade de produção de sentido, o leitor tem papel ativo de compreensão e interpretação do texto, a partir de seus conhecimentos sobre a linguagem.

O leitor é convidado a assumir seu papel de coadjuvante da criação literária. Seu papel é auxiliar na construção de sentidos do texto, já que este não chega ao seu receptor pronto e acabado. O autor moderno não admite mais uma obra que não se deixa penetrar por elementos extra-textuais.

Nesse trabalho trataremos especificamente do narrador de histórias, também denominado de leitor-narrador, isto é, o indivíduo que medeia o "encontro" com textos literários, utilizando o seu suporte vocal para ler ou narrar histórias.

É preciso entender também como essa explosão se dá no leitor, pois é no leitor que se completará a narrativa, quando bem realizada, transformando o miniconto em uma narração plenamente satisfatória em si mesma e não em mero fragmento, anedota, apontamento ou alusão.

Para que serve um conto? O gênero conto, assim como os demais textos narrativos, são uma forma de arte. Por meio dele, muitos autores se consagraram na literatura e no imaginário popular, sendo responsáveis por entreter, divertir, emocionar e despertar paixões em leitores ao redor do mundo.

A leitura é uma prática que traz inúmeros benefícios aos leitores e quando estimulada desde a infância os impactos positivos podem ser muito maiores. Por meio dela, as crianças desenvolvem a concentração, memória, raciocínio e compreensão, estimulam a linguagem oral e ampliam a capacidade criativa.

Para que o seu leitor se identifique com os personagens, você, autor, precisa fazer com que ele se sinta parte da história e, consequentemente, fique preso emocionalmente à sua obra. Afinal, não conseguimos sentir nada por alguém que não conseguimos nos relacionar.

O conto é um gênero literário que possui narrativa curta e tem sua origem da necessidade humana de contar e ouvir histórias. Passa por narrativas orais de povos antigos, trilhando pelos gregos e romanos, pelas lendas orientais, parábolas bíblicas, novelas medievais, até chegar a nós como é conhecido hoje.

Elementos de um conto
Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

A estrutura desse gênero textual é composta por quatro partes: apresentação do enredo, desenvolvimento dos acontecimentos, momento de tensão - clímax, e solução - desfecho.

o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo) o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão) os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.

Ana: O haicai não tem título, não trata de temas urbanos e tem um número fixo de sílabas métricas, 5-7-5. Além de outras diferenças mais sutis. O miniconto é prosa e não poesia, mas é também minimalista e constituído de muito subtexto.