O que é um conto popular?

Perguntado por: emartins . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.3 / 5 12 votos

Um conto de fadas é um tipo de história que tipicamente apresenta personagens fantásticos do folclore, como dragões, elfos, fadas, gigantes, gnomos, goblins, grifos, sereias, animais falantes, trolls, unicórnios ou bruxas. A história também, via de regra, apresenta encantamentos.

Você já ouviu falar em contos populares? Saiba que contos populares são narrativas passadas de geração em geração oralmente, que depois foram passados para os livros. E podem existir várias versões de um mesmo conto sendo conservada uma estrutura semelhante embora contenha diferentes detalhes.

◉ Muitos contos populares apresentam linguagem mais informal e com marcas da oralidade. Isso porque muitas dessas histórias foram transmitidas oralmente, de geração para geração. só eixo temático e um só conflito. ◉ Não tem autoria conhecida, pois foram transmitidas oralmente ao longo dos anos.

Os contos populares possibilitam a inserção dos alunos no mundo da leitura prazerosa e lúdica, incentivando imaginação criadora dos alunos. Eles abordam a vida concreta e criam uma linguagem familiar e acessível.

O conto popular se constitui em narrativas tradicionais que são transmitidas de geração em geração, oralmente (de “boca em boca”). Podem existir várias versões de um mesmo relato, tendo em conta que há contos que conservam uma estrutura semelhante, embora com diferentes detalhes.

Elementos de um conto
Para que uma narrativa seja considerada um conto, alguns elementos são muito importantes: personagens, narrador, tempo, espaço, enredo e conflito.

A estrutura do conto é formada por situação inicial, desenvolvimento e situação final. Essa divisão é parte importante para composição do enredo. Dessa forma, na construção do conto, ocorrem os elementos da narrativa, que são: foco narrativo, espaço, tempo e verossimilhança.

Escrevendo um conto em 7 passos

  1. Passo 1 – Encontre sua emoção chave.
  2. Passo 2 – Comece com um gancho.
  3. Passo 3 – Construa a história.
  4. Passo 4 – Escreva um final forte.
  5. Passo 5 – Releia sua história.
  6. Passo 6 – Edite-se.
  7. Passo 7 – Peça ajuda de edição para outras pessoas.

CONTO POPULAR. O conto, como hoje vemos, é uma forma literária reconhecida e utilizada por muitos escritores de renome. No entanto a sua origem é muito mais humilde. Começou na tradição oral dos povos, como um simples e despretensioso relato de histórias imaginárias.

De um modo geral, os contos populares falam dos costumes, superstições e crenças de pessoas comuns. Já os contos de fadas costumam estar habitados de duendes, fadas e outras criaturas fantásticas com poderes mágicos.

Contos populares são narrativas da tradição oral. São histórias criadas coletivamente em uma cultura e, portanto, de autoria desconhecida.

O conto popular é uma narrativa de pequena extensão, com um número reduzido de personagens, sem qualquer fundo histórico, e cuja acção se situa num espaço indeterminado e num tempo passado indefinido. A intervenção do maravilhoso ocorre em alguns dos contos, mas não na sua generalidade.

O conto é um texto narrativo do gênero literário. Ele tem o foco em um fato ou um determinado acontecimento, geralmente é uma ficção, ou seja, é uma história inventada. Os contos são fantasiosos, histórias de faz de conta que são muito contadas para as crianças.

o protagonista - também conhecido como personagem principal; (o herói, por exemplo) o antagonista - personagem contrário ao protagonista; (o vilão) os personagens secundários - conhecidos como coadjuvantes, aqueles que não fazem parte da trama principal.