Como fazer um briefing de um evento?

Perguntado por: acrespo . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

O que não pode faltar em briefing para eventos?

  1. Ideias gerais sobre o evento. O ponto de partida para qualquer briefing é a apresentação geral da produção. ...
  2. Informações sobre o objetivo da ação. ...
  3. Definição do público-alvo. ...
  4. Dados de orçamento. ...
  5. Prazos e o cronograma.

O que não pode faltar em um briefing?

  • Contexto geral. Comece com uma introdução que apresente um contexto geral sobre o projeto. ...
  • Objetivo. O objetivo do projeto deve estar bem definido e explicado para todos os envolvidos. ...
  • Mensagem principal. ...
  • Público-alvo. ...
  • Tom de voz. ...
  • Informações obrigatórias. ...
  • Canais de comunicação. ...
  • Prazos.

Qualquer tipo de evento exige muito planejamento e organização, pois há muitos detalhes que precisam ser resolvidos antes da sua realização propriamente dita. Mas é importante saber que tudo isso dependerá de uma coisa chamada tipologia de eventos —, que é a definição do porte de toda a produção.

Conheça as etapas do evento; Pré-evento; Durante o evento; Pós-evento.

Organizar eventos: 5 pilares principais

  • Estabeleça uma meta.
  • Revisite seus recursos.
  • O time principal.
  • Escolha as ferramentas corretas.

Existem os mais variados tipos de evento: promocionais, corporativos, científicos ou técnicos.

As partes mais importantes de um briefing são:

  • Objetivos e metas do novo projeto.
  • Orçamento e prazos.
  • Público alvo.
  • Escopo do projeto.
  • Material disponível / necessário.
  • Estilo / look geral.
  • Objeções.

Na elaboração geral do briefing ele precisa conter informações importantes e cruciais, como o ramo de atividade da empresa, seus principais produtos, incluindo características, produção e outras informações relevantes, histórico da empresa, o posicionamento e a imagem que ela já possui no mercado.

Um briefing criativo é um meio de comunicação entre profissionais de marketing e de criação, onde um documento composto por elementos como: uma visão geral de alto nível do ativo criativo, um esboço da campanha, sua mensagem principal e o público-alvo [e fornecido à equipe de criação.

Quais são os tipos de briefing?

  • Briefing geral para campanha de marketing;
  • Briefing para posts de mídias sociais;
  • Briefing para criar um site;
  • Briefing para criar uma logo;
  • Briefing para um material rico;
  • Briefing para um blog post;

Por sua vez, a reunião de Briefing é o primeiro contato entre o cliente e o desenvolvedor (seja ele um desenvolvedor de negócios, de marketing ou de serviços) onde o foco é voltado para a história da empresa, a situação presente e como pretende estar no futuro.