Como faço para ver se meu CPF está regular?

Perguntado por: egarcia . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 15 votos

Acesse o sistema e informe seus dados pessoais quando for solicitado. Se o seu CPF estiver na situação "Pendente de regularização", consulte suas pendências para saber qual declaração de imposto de renda está faltando. Ao enviar a declaração correta, seu CPF ficará na situação "Regular".

Acesse o site serasa.com.br. Digite o número do CPF na tela inicial e clique em “Consultar agora”. Preencha o cadastro, caso seja o seu primeiro acesso. São solicitadas informações como CPF, nome completo, data de nascimento, e-mail e uma senha.

Acesse o site da Serasa para consultar seu CPF
Acesse o site da Serasa e clique em Consultar CPF grátis. Digite seu login e senha. Se não tiver, faça um cadastro gratuito na hora. Clique em Meu CPF e faça a consulta.

1 - Acesse o Portal do e-Cac para saber qual declaração não foi enviada, utilizando login e senha do Gov.Br. 2 - Preencha os dados da declaração e envie o documento pelo próprio Portal e-Cac ou até mesmo pelo aplicativo “Meu Imposto de Renda”, disponível para smartphone ou tablet.

Ter o CPF suspenso significa que está irregular, ou seja, falta alguma informação no seu cadastro com a Receita Federal ou algum dado está incorreto. Em muitos casos, o motivo que leva o CPF ficar suspenso está ligado com o Título de Eleitor.

Pelo app do SPC Consumidor
Com cadastro e login feitos, é possível acessar o histórico de dívidas e o score logo na página inicial do app.

Site ou App do SPC Brasil
Para isso, é preciso acessar o site do Cadastro Positivo (https://cadastropositivo.spcbrasil.org.br/) e ir em acessar ou criar um acesso com o seu CPF. No caso de ser um primeiro acesso, a plataforma pede para o usuário cadastrar um e-mail e uma senha.

Como consultar contas e dívidas do seu CPF usando o Registrato do Banco Central. O Registrato é uma ferramenta gratuita do Banco Central que permite a consulta de contas, financiamentos e empréstimos ligados ao seu CPF ou CNPJ. A pesquisa é feita em poucos minutos e de forma gratuita.

Você pode obter seu CPF, corrigir ou mesmo consultar gratuitamente através do atendimento por e-mail, em um dos mais de 700 Pontos de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal localizados em entes parceiros, como prefeituras, ou, em uma de nossas unidades de atendimento.

O número do cadastro sai na hora e o valor da taxa é de R$ 7,00. Para brasileiros com idade entre 18 e 69 anos, é necessário apresentar o título de eleitor, alistamento eleitoral, protocolo de inscrição ou certidão da Justiça Eleitoral atestando a não obrigatoriedade do alistamento eleitoral.

Cada tipo de irregularidade demanda uma ação diferente junto à Receita Federal. Mas, basicamente, é necessário fazer uma solicitação no site da Receita e comparecer a uma unidade de atendimento do órgão para concluir a regularização. O prazo para comparecer é de 90 dias contados a partir do pedido de regularização.

Para consultar dívidas CNPJ na Receita Federal você deve acessar o site oficial desse órgão, procurar pelo serviço “Certidão de Débitos Relativos a Créditos Tributários Federais e à Dívida Ativa da União”, e gerar a consulta da certidão.

O CPF é considerado irregular quando há pendências ou restrições cadastrais junto à Receita Federal. Essas pendências podem envolver motivos como a desatualização dos dados cadastrais do titular, atraso na entrega da declaração do Imposto de Renda (IR), débitos ou pendências tributárias, entre outros.

A não conformidade com o prazo estabelecido pode acarretar multas, restrições de crédito e até mesmo a irregularidade do CPF, trazendo consequências significativas para a vida dos contribuintes.

72 horas

Quanto tempo demora para regularizar o CPF na Receita Federal? O processo de mudança de status de pendente para regular depende do tempo de processamento da Declaração do Imposto de Renda na Receita Federal. O tempo médio costuma ser de 72 horas.