Como explicar quem é Deus?

Perguntado por: lchaves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Ele vive no céu e, por isso, costumamos chamá-Lo de Pai Celestial. A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

Deus tem muitos títulos nas Escrituras, como “Pai”, “Todo-Poderoso”, “Rei” e “Salvador”. Cada um de seus títulos revela outro de seus muitos papéis ou atributos. Mas “Yahweh” é mais do que um título. Seu significado é claramente importante para nossa compreensão do Deus da Bíblia.

1 No princípio criou Deus os céus e a terra. 2 A terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo, mas o Espírito de Deus pairava sobre a face das águas. 3 Disse Deus: haja luz. E houve luz.

1) Deus existe, ele é onipotente, onisciente e onipresente e, acima de tudo, é bom.

A forma dele – que não é globalmente um pronome, mas, sim, a contração de com o pronome ele – escreve-se geralmente com apóstrofo e inicial maiúscula quando se refere a Deus: «d'Ele».

Deus é nosso Pai Celestial
A seus olhos, somos todos iguais e merecemos ser amados e felizes. Deus conhece todas as coisas e, por isso, Ele compreende cada um de nós individualmente. Ele conhece nossos pontos fortes e nossas fraquezas, nossas esperanças e nossos medos.

Deus quer nos abençoar. Ele quer nos orientar, guiar e ensinar. Mas Ele não costuma responder a perguntas que nunca fazemos a Ele. Mostre sua fé em Deus, comunicando-se com Ele por meio da oração.

6 Todavia para nós há um só aDeus, o Pai, do qual são todas as coisas, e nós, para ele; e um só bSenhor Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós, por ele.

Ninguém criou Deus, pois Ele é eterno e sempre existiu. A doutrina da auto-existência de Deus é um dos fundamentos da Fé Cristã. Ele é o Criador e Sustentador de todas as coisas, mas jamais precisou ser criado ou sustentado por alguém.

E não há outro Deus senão eu; Deus justo e aSalvador não há fora de mim. 22 Voltai-vos para mim, e sereis asalvos, vós, todos os confins da terra, porque eu sou Deus, e não há outro.

Platão concebe Deus como "artífice do mundo", porém com um poder limitado pelo modelo que ele imita: o mundo das ideias ou das realidades eternas. Já Aristóteles considera que Deus é o "primeiro motor" ao qual necessariamente se filiava a cadeia de todos os movimentos, pois tudo o que se move é movido por outra coisa.

Entre as crenças, está a da Santíssima Trindade (Deus é, simultaneamente, uno e trino: o Pai, o Filho encarnado em Jesus e o Espírito Santo, que estabelecem entre si uma comunhão perfeita, sinal e instrumento para a vida dos cristãos na Igreja).