Como os umbandistas chama deus?

Perguntado por: loliveira2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 17 votos

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè).

Segundo a mitologia iorubá, Olodumaré, também conhecido como Olorum, é o deus supremo e inacessível. Ele criou o mundo e os orixás para governá-lo e servirem de intermediários entre ele e os humanos. Olodumaré não aceita oferendas, pois, como é o criador de tudo, tem poder sobre tudo e não há nada que ele não possua.

Dia de Natal, 25 de dezembro, também é Dia de Oxalá, sincretizado com Jesus Cristo.

Orixás do Candomblé
O Deus único do Candomblé pode variar de acordo com a região africana de origem. Para os Ketu é Olorum, entre os Bantus é Nzambi e para os Jeje é Mawu.

O binário profano/sagrado se traduz como uma oposição entre o real e pseudo real, na qual sagrado está extremamente saturado de ser, de significados, de conexões entre humanos e divindades que os cercam. Na transformação do profano em sagrado, os seres humanos se aproximam de seus divinizados.

Conforme veremos, a umbanda incentiva e defende a manipulação dos elementos e das coisas materiais contidas na natureza justamente porque são fontes de energia e poderes imateriais que devem ser utilizados, segundo o pensamento nativo, com a única finalidade de fazer o bem.

A umbanda adota figuras indígenas que são chamadas de caboclos. E outros tantos, conhecidos como erês, pretos-velhos, baianos, boiadeiros e pombas-gira. Os principais conceitos são como os da doutrina espírita, como a reencarnação.

Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda. Hoje é o dia dessa mãe que nos conforta, nos ampara, a mãe que todos amam: Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

No sincretismo religioso - associação entre a cultura religiosa africana e os ritos católicos realizados no Brasil - Iemanjá corresponde a Nossa Senhora dos Navegantes, Nossa Senhora da Conceição, Nossa Senhora das Candeias, Nossa Senhora da Piedade e Virgem Maria.

Apesar de acreditarem e serem seguidores de Jesus Cristo, as testemunhas de Jeová não acreditam que ele seja Deus. Jeová é o Deus único, adorado por esses fiéis. Diferente de outras correntes cristãs que acreditam na ideia do Deus Trino, composto pelo Pai, Filho e Espírito Santo.

O Candomblé, é um culto baseado em vários rituais de etnia africana. Já a Umbanda, tem como base: divindades africanas, catolicismo, espiritismo e rituais indígenas.

Na umbanda, são cultuados nove orixás (Oxalá, Ogum, Oxossi, Xangô, Iemanjá, Oxum, Iansã, Nana Buruquê e Obaluaê/Omulú.

Deste modo, macumbeiro é o indivíduo que toca tal instrumento. No Brasil, a palavra "macumba" designa de forma popular e equivocada toda oferenda aos orixás. O termo correto para isto, no Candomblé, seria o "ebó" ou "padê". Já na Umbanda seria "despacho".