Qual é o princípio ético mais importante para o cristianismo?

Perguntado por: aourique . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

Dentre os preceitos morais apregoados por Jesus Cristo, Chalita (2002), ressalta “a bondade de um Deus único e pai de todos, indistintivamente; a fraternidade à luz da caridade e do amor ao próximo; a pátria celestial; a renovação íntima; a pureza de sentimentos.” (p. 92).

O bem é o principal dos valores éticos por ser o princípio em que se sustentam todos os outros valores. A ideia do bem pode ser identificada com valores como: a felicidade, o prazer ou a justiça, por exemplo.

Quais os principais preceitos? Os princípios fundamentais do Cristianismo são amar a Deus sobre todas as coisas e amar ao próximo como a si mesmo. Uma das grandes inovações do cristianismo é a instituição do princípio do perdão e da humildade, revelando a face de um Deus humano e que promove a libertação da humanidade.

Respeitar a vida, a propriedade e os relacionamentos.

Os valores religiosos tem como fundamento o amor, a fé a e esperança. Mas há também outros como a paz, a santidade a pureza, por exemplo. De qualquer modo, os valores religiosos sempre estarão presentes na vida de qualquer ser humano, seja de forma direta ou indireta.

Os valores religiosos são princípios e normas que orientam a ação das pessoas que compartilham uma mesma religião. Os valores religiosos são também valores morais, justificados pela fé e associados aos ensinamentos de uma doutrina religiosa.

Em 1979, Tom Beauchamp e James Childress apresentam, pela primeira vez, os quatro princípios bioéticos: Beneficência, Não Maleficência, Autonomia e Justiça.

O modelo de análise bioética comumente utilizado e de grande aplicação na prática clínica na maioria dos países é o "principalista", introduzido por Beauchamp e Childress, em 1989. Esses autores propõem quatro princípios bioéticos fundamentais: autonomia, beneficência, não-maleficência e justiça.

Respeitar todos os seres humanos, não exercer a violência e ajudar quem precisa são alguns exemplos dos princípios éticos mais comuns.

Os ensinamentos cristãos, difundidos por meio do cristianismo, marcaram a humanidade com seus ensinamentos de fé, amor, tolerância, e solidariedade, tendo as pessoas de Jesus de Nazaré, Simão Pedro e Paulo de Tarso como as principais referências teóricas da doutrina cristã.

Em termos técnicos, o cristianismo é uma religião monoteísta que há cerca de dois mil anos se derivou do judaísmo na região do Oriente Médio. Sua figura central é a de Jesus, que se acredita ser o Filho de Deus, a encarnação humana da própria Divindade.

O termo filosofia cristã diz respeito a uma corrente do pensamento filosófico que tenta conciliar razão e fé na produção de conhecimento sobre o mundo. Essa doutrina filosófica teve os padres cristãos como principais filósofos. Eles tentavam explicar a existência divina através da ciência.