Quem é o fundador da Igreja Pentecostal?

Perguntado por: aramos . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Edir Macedo

O fundador da igreja, Edir Macedo, que fez de tudo para popularizar o pentecostalismo no Brasil, agora é um magnata bilionário – mas já foi um garoto pobre oriundo de uma favela, um dos sete dos dezessete irmãos que sobreviveram à infância.

Luigi Francescon

Alderi Souza de Matos – Aqui, no Brasil, o movimento começou em 1910, com a Igreja Congregação Cristã no Brasil, através de um pregador chamado Luigi Francescon , o pioneiro pentecostal no Brasil.

A primeira Igreja Pentecostal surgiu nos Estados Unidos, em 1910. Hoje, no Brasil, são mais de 45 milhões de fiéis. As Neopentecostais vieram depois, no século XXI. Algumas igrejas surgiram cerca de 400 anos depois da reforma protestante, mas ainda assim incorporaram as ideias de Martinho Lutero.

Como doutrina, os pentecostais em sua teologia compreendem que Deus é uma verdade inquestionável, que não necessita de comprovação e que as Escrituras são a única fonte confiável. Assim, entendendo que toda a sua teologia enfatiza a experiência pessoal do cristão, fundamentada na Palavra de Deus.

Significado de Pentecostal
adjetivo masculino e feminino Que se refere ou pertence à Pentecostes ou ao Pentecostalismo. adjetivo masculino e feminino Característica do que ou de quem é adepto das ideias pentecostalistas. substantivo masculino e feminino Pessoa que possui essa característica. plural Pentecostais.

Pentecostal é um termo derivado da festa grega de Pentecostes. Pentecostes é uma celebração judaica que, em hebraico, significa "quinquagésimo".

Sim, a Igreja Adventista da Promessa figura no cenário evangélico nacional como a primeira igreja pentecostal genuinamente brasileira, uma vez que as duas outras mais antigas a que já fizemos menção, chegaram aqui provenientes de outro país. A Igreja Adventista da Promessa é o resultado de uma oração feita com fé.

Missionários trouxeram o pentecostalismo ao Brasil na primeira década do século 20 e se estabeleceram no Pará (suecos, Assembleia de Deus) e em São Paulo (estadunidenses, Congregação Cristã do Brasil e Evangelho Quadrangular).

No Brasil, os protestantes históricos incluem as igrejas Luterana, Batista, Presbiteriana, Metodista, Episcopal, entre outras. O segundo grupo (pentecostal) tem entre seus integrantes Assembleia de Deus, Deus é Amor, Evangelho Quadrangular e Congregação Cristã do Brasil.

Tudo começou com a vinda de dois missionários suecos, Daniel Berg e Gunnar Vingren, que atenderam a chamada missionária ao receberem uma revelação de Deus acerca do Pará. Porém, ambos não sabiam onde ficava. Ao pesquisarem no mapa, descobriram que se tratava da região norte de nosso país.

Mas, os pentecostais são todos unidos pela concepção de que há uma experiência básica que marca a entrada do fiel no universo pentecostal: o batismo com o Espírito Santo e o falar em línguas estranhas.

Os pentecostais tem a Bíblia como palavra de lei. Suas pregações são voltadas puramente para a religião e o espiritual, ou seja, não fazem alusão a problemas e conflitos da sociedade. Entrar para a Igreja pentecostal é aceitar Jesus e quem não é pastor também pode realizar pregações.