O que quer dizer ser católico?

Perguntado por: orodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.2 / 5 8 votos

A palavra católico significa universal. Mas, nos dia de hoje, responder ao que é ser católico, além de amar a Deus, ser cristão e seguidor de Jesus Cristo, exige mais do que uma simples explicação.

Embora às vezes, especialmente no jargão coloquial, as palavras católico e cristão sejam usadas como sinônimos, elas não são: católico é na verdade um ramo do cristianismo. Um crente católico também será um cristão, mas um cristão não precisa necessariamente ser católico.

O Catolicismo é uma vertente do Cristianismo, que acredita que Jesus é o Salvador do mundo. Os católicos pregam a salvação dos pecados a partir da crença em Jesus, encarnação de Deus feito homem.

Porque é nela que o Ressuscitado vem ao encontro da comunidade de fé e com Seu Espírito nos ilumina e transforma, faz-nos participar de sua vida de comunhão com o Pai e nos envia de volta ao mundo, renovados e santificados.

Bíblia para católicos
A principal diferença entre a Bíblia católica e a protestante é o número de livros considerados canônicos, de acordo com o padre e o reverendo. A católica tem uma quantidade maior: são 46 livros no Antigo Testamento, enquanto a protestante tem 39. Já o Novo Testamento tem 27 livros em ambas.

O artigo 5º, inciso VI, da Constituição, assegura o livre exercício dos cultos religiosos, pois considera a liberdade de consciência e de crença inviolável. Assim, obrigar alguém a frequentar culto diverso da sua fé viola a Cnstrituição, dando ensejo à reparação moral.

A palavra católico significa universal. Mas, nos dia de hoje, responder ao que é ser católico, além de amar a Deus, ser cristão e seguidor de Jesus Cristo, exige mais do que uma simples explicação.

Papa Francisco

Atualmente, o líder da Igreja Católica é o Papa Francisco (266º papa), eleito durante um conclave (reunião de cardeais) em 2013, com o objetivo de escolher um sucessor para o lugar deixado por Bento XVI.

Portanto, para ser considerado católico, é necessário aceitar a autoridade do papa e dos bispos, além de acreditar no magistério da Igreja Católica e respeitar suas tradições. Também é imprescindível que o indivíduo católico participe dos sacramentos e outras atividades desenvolvidas pela igreja.

Geralmente, quem quer virar padre precisa frequentar um seminário e estudar Filosofia e Teologia. A rotina de um padre é muito diferente do dia a dia das profissões mais conhecidas. Quem tem esta vocação encontra neste trabalho uma realização de vida e a perspectiva de um futuro estável.