O que significa Nossa Senhora Aparecida na macumba?

Perguntado por: usanches . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 15 votos

Nossa Senhora Aparecida é negra. A ela é atribuído o milagre da libertação do escravizado Zacarias, cujas correntes teriam se arrebentado enquanto ele suplicava o auxílio da santa.

No Candomblé e na Umbanda, Oxum é sincretizada à Nossa Senhora Aparecida e representa a beleza e a pureza. Ela é evocada nos templos de Umbanda para limpeza fluídica das pessoas e do ambiente dos templos. Por representar a moral e o modelo de mãe, ela é respeitadíssima nos templos de Umbanda.

Nossa Senhora da Conceição também tem representatividade para as religiões de matriz africana, pois o sincretismo religioso é uma marca das homenagens à santa, que é reverenciada também pelos adeptos do candomblé, para os quais é chamada de Oxum, orixá das águas doces e da maternidade.

A mesma coisa aconteceu com Exu, que é o demônio segundo algumas tradições no Brasil, mas é o mensageiro entre os homens e os deuses segundo outras. Assim, pode ser associado a esse mensageiro, que, no sistema cristão, é Jesus. Quando se vai a Cuba, Exu é o Menino Jesus de Praga.

Sagrado Feminino - “Oxum” é um termo que vem da língua iorubá, tendo como origem o nome do rio Osun, localizado no sudoeste da Nigéria. Não por coincidência, Oxum é considerada dona das águas doces tanto no Candomblé quanto na Umbanda (religião na qual é sincretizada com Nossa Senhora da Conceição, santa católica).

Principalmente nos Estados do Sudeste e do Centro-Oeste, o sincretismo religioso tratou de associar Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, homenageada no feriado de 12 de outubro, a Oxum, o orixá feminino das águas doces, cultuado em religiões afro-brasileiras no dia 8 de dezembro.

Nossa Senhora Aparecida na Umbanda é Oxum . Uma santa referenciada no ritual católico como Maria, Mãe de Jesus, mas também muito reverenciada dentro da Umbanda. Hoje é o dia dessa mãe que nos conforta, nos ampara, a mãe que todos amam: Nossa Senhora Aparecida, a Padroeira do Brasil.

Para nós, umbandistas, Olorum é Deus e é o princípio de tudo. Se para as religiões judaica e cristã o nome de Deus é Iavé ou Jeová, para nós é Olorum. Olodumare, em yorubá, quer dizer: Olo (senhor); Odu (destino); Mare (supremo) = Senhor Supremo do Destino.

Oxum é o sincretismo religioso de Nossa Senhora Aparecida
No Sudeste e Centro-Oeste, Oxum é associada à Nossa Senhora Aparecida. A Orixá é conhecida por ser a rainha das águas calmas, simboliza as mulheres, as protege e traz fertilidade. Já a Padroeira do Brasil é a mãe de Jesus, considerada sensível e milagrosa.

Apesar de o padrão estético valorizado no Brasil ser o europeu (branco), Aparecida passou por um enegrecimento", afirma o pesquisador. Santos conta que houve uma negociação de padrões culturais. Ele relata que a Igreja Católica apenas permitiu, mas não participou desse processo de enegrecimento.

Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, “fora das normas”. Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

COMO SERÁ O […] A Pomba-Gira é uma entidade do Candomblé e da Umbanda, representada por uma mulher independente, sensual e incorporada através de médiuns. Ela é conhecida como uma representação das forças da natureza, sendo assim, equivalente à figura feminina de Exu, o guardião do comportamento humano.

O Exu é um Orixá trabalhor, defensor e conhecido como o mensageiro e o Guardião dos terreiros, das aldeias, das cidades, das casas, do axé e do comportamento humano. Além disso, ele representa a comunicação, a paciência, a ordem e a disciplina.

Oxum representa a deusa da beleza, orixá do amor, da fertilidade e da maternidade, responsável pela proteção dos fetos e das crianças recém-nascidas, adorada pelas mulheres que querem engravidar.

vulgarmente conhecidos como omulus.