O que uma pessoa com Pomba Gira faz?

Perguntado por: lmendes . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 16 votos

Assim como Exu, ela também é guardiã da humanidade, fazendo a proteção das pessoas. A Pomba-Gira auxilia no incentivo e no crescimento do amor próprio. Ela acende a chama da mudança interna, guiando na busca de um relacionamento mais saudável. +Os melhores conteúdos no seu e-mail gratuitamente.

A Pomba Gira é um espírito ligado aos prazeres carnais. Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, “fora das normas”.

Características de uma pessoa que tem pomba-gira
Também podem vir cobranças através de sonhos, através de terceiros (alguém pode lhe avisar que tem uma pomba-gira perto de você), ou sinais físicos como uma rosa, uma saia rodada, um incenso e outros elementos relacionados ao trabalho dentro de um terreiro.

Sensual, independente, feminina e liberta da submissão e opressões de gênero, a Pombagira é uma entidade do candomblé e da umbanda, especialista em amor e relacionamentos, o orixá do Trono do Desejo e, muitas vezes, vista como a versão feminina de Exu.

A Pomba Gira tem características específicas como a sensualidade e feminilidade, dessa forma, quem tem a Pomba Gira manifesta esses atributos de forma natural e leve. Além disso, ter ligação com a entidade atrai energias positivas.

Por exemplo, a entidade pomba-gira Maria Padilha se apresenta nos rituais umbandistas com trejeitos, posturas, indumentária, maquiagem e vestimentas relacionadas a um universo multicultural, cujo conhecimento representa um rico mosaico de investigação no âmbito da religiosidade e do imaginário social.

Conta-se que Iemanjá aceita os presentes quando as pequenas embarcações navegam um pouco e depois de um tempo afundam. Caso as oferendas entregues voltem para a pessoa, quase intactas ou totalmente completas, é porque o orixá não aceitou o que recebeu.

A incorporação da Pomba-gira e sua gestualidade abrem espaço para a experiência ritualizada destes momentos. Nos terreiros, é comum ouvir que a gargalhada da Pomba-gira limpa, descar- rega a energia acumulada abrindo caminho para o novo que vem, ou para que os caminhos de quem a procura fiquem abertos.

Para incorporar é preciso passar primeiro por um processo de aprendizagem, onde os(as) médiuns aprendem a sentir a energia dos guias e se conectar a eles durante as chamadas “giras de desenvolvimento”, que são restritas às pessoas que trabalham no terreiro.

Quando incorporadas, usam vestidos coloridos (geralmente de cores fortes, como vermelho ou preto), gostam de bebidas doces - mas também cachaça e cerveja -, rosas vermelhas, bons perfumes, leques, joias e outros acessórios marcantes.