O que a Iemanjá faz?

Perguntado por: ualves . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 10 votos

Para as religiões de matriz africana, como o Candomblé e a Umbanda, é ela quem decide o destino de todos aqueles que entram no mar. Também é considerada a “Afrodite brasileira”, a deusa do amor a quem recorrem os apaixonados em suas demandas amorosas.

“O nome Iemanjá ( Yeye omo ejá , mãe dos filhos peixes) nos conduz à função materna e também como divindade protetora da pesca. Mas ela também aparece como guerreira e amante em outros mitos.

A Rainha das Águas é cultuada como a padroeira dos pescadores. Dessa forma, ela protege aqueles que entram no mar para pescar. Além disso, Iemanjá protege a vida marinha e controla a maré.

Por ser tida como a matriarca de quase todos os orixás, a divindade é associada à maternidade e à fecundidade, sendo uma das mais cultuadas e reverenciadas pelos praticantes de religiões de matrizes africanas. Iemanjá também é considerada protetora dos pescadores e jangadeiros.

O mar é o ponto de força de Mãe Iemanjá. Ela representa a Geração, tem conexão com a Lua, trabalha principalmente o Chakra Básico, e a cor que nos conecta à sua irradiação é o azul claro. Suas pedras são azuis – água marinha, topázio azul – e as principais flores são rosas brancas, hortênsias e palmas brancas.

Por isso, a divindade mais diversa e complexa do panteão dos orixás (e não só dele), tem a seu dispor uma infinidade de cultos e nomes diferentes para a mesma energia: Mãe D'Àgua, Janaína, Inaé, Ísis, Marabô, Maria, Mucunã, Princesa de Aiocá, Princesa do Mar, Sereia do Mar, enfim, Rainha do Mar.

Enquanto os filhos de Oxum são diplomatas e sinuosos, os de Iemanjá se mostram mais persuasivos e bem intencionados. São capazes de fazer chantagens emocionais, mas não diabólicas. A força e a determinação fazem parte de seus instintos básicos, e a amizade e o companheirismo são valores essenciais para eles.

Iemanjá atua em diversas frentes. Porém, os filhos e fiéis da orixá costumam fazer pedidos nas seguintes áreas: inteligência; dos estudos; maternidade; gravidez, relações familiares, vida financeira; equilíbrio emocional; saúde mental e psicológica.

Peixes

Peixes - com suas lindas cores tem a proteção da Grande Mãe Yemanjá.

Segundo Augras (2004), tais animais, por serem o prato votivo do orixá, devem ser evitados pelos seus filhos, como é caso do pato, animal sagrado para Yemanjá.