Quais os tipos de umbandas?

Perguntado por: emelo . Última atualização: 17 de julho de 2023
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Umbanda Branca, Pura, Sagrada, Traçada, Cruzada, Divina, Esotérica, Iniciática, Evangelizada, Omolocô. São tantas as denominações para a prática da Umbanda que não é difícil para um neófito ou curioso ter tantas dúvidas sobre o que, para que e sobre o que nossa religião se baseia.

São eles: As organizadas por Zélio Fernandino de Moraes chamadas de “Umbanda Tradicional” e “Umbanda Popular (também conhecida como Macumba)”, as que mesclam com o Cadomblé denominadas “Umbanda de Almas e Angola” e “Umbanda Traçada (Umbandoblé)”.

Entre as várias vertentes destacam-se a Umbanda de Caboclo, de influências indígenas; a Umbanda Omolokô, de origem africana; a Umbanda Esotérica ou Iniciática, resultado de influências esotéricas; e a Umbanda Popular, que mistura várias das tendências anteriores.

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  • A Umbanda tem nas Sete Linhas seus fundamentos:
  • Linha da Fé: Oxalá e Oyá-Tempo/Logunan.
  • Linha do Amor: Oxum e Oxumaré
  • Linha do Conhecimento: Oxóssi e Obá
  • Linha da Razão: Xangô e Iansã
  • Linha da Ordem: Ogum e Oroiná (Egunitá)
  • Linha da Evolução: Obaluayê e Nanã
  • Linha da Geração: Iemanjá e Omulu.

Também criou ramificações, algumas delas são descritas como: Umbanda Tradicional: criada no Rio de Janeiro pelo jovem Zélio Fernandino de Moraes; Umbandomblé ou Umbanda Traçada: onde um mesmo sacerdote pode realizar sessões distintas de umbanda ou de candomblé; Umbanda Branca: utiliza elementos espíritas, kardecistas e ...

A mesa preta é um móvel versátil que pode ser encontrado em uma grande profusão de modelos e estilos. Existem mesas quadradas, redondas, retangulares e ovais. A escolha depende do seu gosto e do tamanho do espaço ao redor. Em ambientes reduzidos, por exemplo, modelos ovais são os menos indicados.

As principais linhas de trabalho da Umbanda, que estão presentes em quase todos os terreiros, são as linhas de Caboclos, Pretos-Velhos e Erês (Crianças). Essas três linhas são conhecidas, conjuntamente, como "triângulo da direita".

Cada fase é representada por um reino: Fogo, terra, ar, água, matas, homem e almas. Em cada um destes reinos existe uma força, tal qual a característica deste reino, esta força é o orixá, essa força está expressa em toda a natureza, em tudo, inclusive em nós mesmos.

Olorum

Os umbandistas acreditam na existência de um deus soberano chamado Olorum (equivalente a Olódùmarè). Eles também creem na imortalidade da alma, na reencarnação e no carma, além de reverenciar entidades, que seriam espíritos mais experientes que guiam as pessoas.

O SETE, podemos dizer, é o Espírito na Terra, apoiado nos Quatro Elementos; Ou, a Matéria "iluminada pelo Espírito". É a Alma servida pela Natureza. "Ele é o número da Perfeição Divina, pois no sétimo dia Deus descansou de todas as suas obras."

Sua função é ajudar aqueles que lhe pedem proteção. Segundo alguns sacerdotes, a Pomba Gira é constituída de espíritos de mulheres que tiveram vidas insubmissas, "fora das normas". Ao morrer, segundo a Umbanda, essas mulheres se transformam em entidades espirituais que retornam para evoluir ajudando os outros.

Os Sete Pontos ou Graus de iniciação confirmados no Primeiro Congresso Brasileira de Umbanda (1941) são as Sete Linhas da Umbanda apresentadas por Leal de Souza em 1925. É neste primeiro congresso de umbanda que a Tenda Mirim apresenta um trabalho sugerindo que o nome da religião seria Aumbandã.

A Umbanda é uma religião eminentemente espiritista e espiritualizadora. Portanto, a fé professada pelos seus praticantes, médiuns em sua maioria, exige uma crença forte em Deus e na existência do mundo espiritual que interage o tempo todo com o plano material.

Umbanda Popular (cruzada)
É uma das mais antigas vertentes, resultado do processo de transformação em Umbanda (umbandização) de antigas casas de Macumba dos morros cariocas.