Como evitar ter linfedema?

Perguntado por: amorgado . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 18 votos

Tente evitar as infecções. Faça os exames de sangue e aplique injeções no braço não afetado pela cirurgia. Mantenha a pele limpa e proteja-a quando tiver cortes ou queimaduras.

#Principais maneiras de evitar o linfedema
Tente evitar infecções mantendo a pele limpa e protegida. Tome muito cuidado com cortes nas axilas, mãos e unhas para inibir contaminações; – Evite queimaduras de todos os tipos, pois o calor causa retenção de líquidos.

Se o linfedema não for tratado, o movimento e o uso da parte do corpo afetada podem ser limitados e existem riscos de infecção e problemas na pele. Os sinais e sintomas comuns do linfedema são: Sensação de peso em alguns locais do corpo, como tórax, braço, perna ou abdome.

Não se deve comer pães, massas, farinhas, bolachas e qualquer outro tipo de carboidrato de absorção rápida da glicose. Cortar ou moderar o consumo de produtos como carne com muita gordura, embutidos e produtos lácteos integrais também faz parte dessa abordagem Exceto yogurtes).

Tratamento do Linfedema

  • Drenagem linfática manual.
  • Compressão elástica ou inelástica dependendo da fase do tratamento.
  • Exercícios miolinfocinéticos (exercícios que favorecem a drenagem da linfa)
  • Cuidados com a pele.

O linfedema é o acúmulo de linfa nos tecidos que resulta em um inchaço. Quando os vasos linfáticos sofrem lesão ou obstrução, o líquido linfático não consegue ser drenado e se acumula nos tecidos, causando inchaço.

Exercícios que enfatizam a respiração profunda e flexibilidade tais como a Yoga e o Pilates, podem ser particularmente benéficos. O aquecimento adequado prepara o corpo para o exercício.

Cuidando do sistema linfático

  1. Dieta anti-inflamatória. A melhor dieta anti-inflamatória é a Mediterrânea. ...
  2. Atividade física. Para se ter boa drenagem linfática é preciso manter o corpo em movimento todos os dias. ...
  3. Respiração profunda. ...
  4. Riso. ...
  5. Enzimas Proteolíticas. ...
  6. Drenagem linfática. ...
  7. Medicações.

O linfedema agudo desenvolve-se geralmente alguns dias ou semanas após a radioterapia ou cirurgia e dura menos de seis meses. Com o retorno da circulação normal da linfa, o inchaço tende a desaparecer.

A linfocintilografia é considerada um exame de escolha na avaliação do sistema linfático, pois avalia a dinâmica linfática através dos canais linfáticos e das cadeias linfonodais. É indicada como ferramenta diagnóstica diante de suspeita clínica de linfedema e no acompanhamento da terapêutica instituída.

Dentre elas, destacamos o escurecimento da pele, dor local, vermelhidão, ferimentos, coceira, indisposição e baixa mobilidade. Além disso, outras duas complicações do linfedema merecem uma atenção especial: a erisipela de repetição e a elefantíase.