O que acontece se ficar no sol sem protetor?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 16 votos

Apesar de o sol ser fundamental para a saúde, a exposição em excesso pode causar queimaduras, envelhecimento precoce e câncer de pele.

“A exposição ao sol sem proteção pode também causar: envelhecimento precoce da pele; surgimento de lesões pré-malignas, como as queratoses actínicas; causar manchas escuras, como as melanoses solares; diminuir a imunidade da pele, predispondo a infecções locais; e piorar doenças preexistentes, como a rosácea e o ...

A radiação UV é a única com que se preocupar? Também é preciso utilizar protetor solar dentro de casa devido à luz azul, que faz parte do espectro visível e provém dos raios de sol.

20 minutos

Segundo Michael Holick, o tempo médio seria de 15 a 20 minutos ao sol, sem nenhum protetor solar nos braços, pernas, abdomen e costas, mas com o rosto sempre protegido. Ele explica que o filtro solar impede que a Vitamina D seja metabolizada.

Não devemos tomar Sol sem protetor solar. Os raios de sol incidindo diretamente podem levar ao câncer de pele que, por sinal, é um dos mais frequentes nos dias de hoje.

Esse produto é fundamental para evitar envelhecimento precoce, queimaduras e impedir o desenvolvimento do câncer de pele. Ou seja, é uma ação que vai além da parte estética, pois afeta diretamente a saúde.

"Se você estiver com a pele sensível e em um ambiente com muita luz, não há nada de errado em usar protetor solar à noite. Lembrando que a luz também mancha e assim você se protege da luz visível. Se você aplica ácido para dormir, aí não tem sentido, não precisa.

Você deseja ter uma pele jovem e saudável por muito mais tempo? A fotoproteção diária é o caminho ideal! E mais: utilizar um filtro solar todos os dias ainda auxilia no combate ao envelhecimento precoce, ressecamento, oleosidade excessiva, manchas e até mesmo ao câncer de pele.

Ficando longe do sol
O excesso de melanina se reflete no escurecimento da pele, que a protege dos raios UV. Ficar longe da luz solar, portanto, é o modo mais eficiente de se obter uma pele pálida.

O melhor horário para tomar sol e produzir vitamina D é entre as 10 e as 15h, quando existe maior concentração de raios UVB, que são capazes de estimular a pele para produzir vitamina D. No entanto, é também durante este horário que existe um maior risco de queimaduras e desenvolvimento de câncer de pele.

“O ideal é ficar com a palma da mão virada para o sol em torno de 5 a 10 minutos no máximo. Sentiu que a palma da mão está quente, a gente já está sintetizando vitamina D”, explica a especialista. Vale lembrar que a síntese de vitamina D acontece mesmo com baixa incidência de raios solares em pequenas partes do corpo.

O sol também faz com que o tecido cutâneo perca a sua hidratação natural, ficando mais propensa ao ressecamento. Além disso, os raios solares podem inibir a formação de novas fibras colágenas, acelerando ainda mais o surgimento dos sinais de envelhecimento, como linhas de expressão, poros dilatados, rugas e flacidez.

A proteçãosolar é recomendada – os raios UVA e UVB podem danificar pele. Estes radicais livres excessivos (moléculas de oxigênio) causam lesões celulares. Quanto mais dano eles causam, maior a chance de desenvolvimento de rugas, doenças crônicas e outras doenças, inclusive câncer de pele.

Na pele, ela causa queimaduras de sol, envelhecimento precoce, alergias e, nos casos mais graves, câncer (melanoma e carcinoma). A única maneira segura de evitar os danos causados pelo sol é não expor a pele a ele.

Outros óleos que também protegem do Sol, mas também uma funcionalidade reduzida, são:

  • Óleo de amendoim.
  • Óleo de semente de cânhamo.
  • Óleo de alfafa.
  • Óleo de jojoba.
  • Manteiga de karité
  • Óleo de oliva.
  • Óleo de abacate.
  • Óleo de macadâmia.

O protetor solar facial não clareia o tons naturais da pele, ele apenas colabora com o clareamento dos pontos hiperpigmentados do rosto que são os motivos do aparecimento das manchas da pele, com o uso do protetor solar facial diário é possível garantir a uniformização do tom da pele.