Qual é a diferença entre ser doente e estar doente?

Perguntado por: rfigueiredo . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

Estar doente é diferente de ser doente. Todos nós já estivemos doentes, ou seja tivemos um problema de saúde, mas este problema não nos invadiu a nossa vida e não impediu de a vivermos. Ser doente implica justamente que a nossa vida é de tal forma limitada pela doença que não podemos desfrutar dela.

Então, quando se assume que alguém é doente, temos a impressão de que ele nasceu assim (ou adquiriu a doença em um momento da sua existência) e de que permanecerá nesse estado para toda a vida. Diferentemente, o verbo “estar” nos remete a uma transitoriedade.

É um estado de bem estar onde o sistema psico-corporal funciona sem apresentar incômodo, desconforto, sintoma ou dor, onde o viver flui de forma dinâmica e com sentido; em outras palavras de forma equilibrada.

De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estar saudável é mais do que estar livre de doenças. Foi estabelecido que “a saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doença ou enfermidade”.

A pessoa com Hipocondria é aquela que, em algum momento da vida, começa a desenvolver uma preocupação excessiva com a saúde. Geralmente, ela acredita que qualquer coisa que esteja acontecendo no corpo dela — desde dores musculares até a coloração um pouco mais amarela da urina — é, na verdade, uma doença muito grave.

Enfermo: 1 dodói, achacadiço, achacado, achacoso, adoentado, combalido, débil, debilitado, doentio, empalamado, enfermiço, enfermo, fraco, indisposto, insalubre, mórbido.

O "estar doente" depende da percepção do sujeito em relação à sua condição. Sendo assim, encarar este momento de sofrimento pode, finalmente, ser positivo ou se tornar uma situação com consequências negativas, dependendo da cultura do médico e da maneira de encarar a vida do paciente26.

Seguindo essa linha mais abrangente, a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu saúde como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

Assim, uma pessoa saudável é aquela que estabelece hábitos na rotina que ajudam a fazer com que o corpo e a mente atuem em equilíbrio. Vale destacar que essas práticas são muito importantes em qualquer estágio e condição de vida, podendo refletir também nas áreas pessoais, sociais e profissionais de um indivíduo.

Pois é, as doenças estão diretamente relacionadas a vários fatores, ao estilo de vida, as condições de saneamento básico, moradia, trabalhado, lazer, alimentação, água potável etc.

Muitas doenças ou desconfortos que surgem no nosso corpo são de origem emocional. Quando não conseguimos aceitar alguma situação, quando somos contrariados ou quando as mudanças na nossa vida acontecem e não conseguimos aceitar, o corpo precisa de alguma forma se expressar, e aí que surge a doença.

Uma personalidade saudável estaria ainda geralmente relacionada a pessoas que encontram felicidade nas atividades do dia a dia, assim como encontram significado e satisfação em guiar e cuidar dos outros, em pertencer e contribuir com a comunidade, e em ter objetivos e ambições de longo prazo.