Quais são os sintomas de uma criança com déficit de atenção?

Perguntado por: hveiga . Última atualização: 25 de setembro de 2023
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Apresentam com frequência dificuldade em se organizar e planejar o que precisam fazer. Seu desempenho escolar parece inferior ao esperado para a sua capacidade intelectual, embora seja comum que os problemas escolares estejam mais ligados ao comportamento do que ao rendimento.

A criança se distrai facilmente. Assim que um novo brinquedo aparece, há uma atividade diferente ou um barulho alto, a atenção desaparece. Para de ouvir qualquer pessoa e ocupa a cabeça com outras coisas. Portanto, a desatenção também pode ocorrer ao fazer tarefas escolares ou completar tarefas domésticas simples.

Tem dificuldades para brincar calmamente; Fala muito, explode em respostas antes das questões serem completadas; Tem dificuldades em esperar a sua vez e interrompe os outros. Às vezes responde com agressividade diante de frustrações (é preciso diferenciar, nesses casos, com o transtorno opositor desafiador).

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) e o Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) são comumente confundidos por apresentarem sintomas semelhantes e que podem comprometer o comportamento, o aprendizado, o desenvolvimento emocional e as habilidades sociais de quem os possui.

O diagnóstico correto e preciso do TDAH só pode ser feito através de uma longa anamnese (entrevista) com um profissional médico especializado (psiquiatra, neurologista, neuropediatra). Muitos dos sintomas podem estar associados a outras comorbidades correlatas ao TDAH e outras condições clínicas e psicológicas.

Um diagnóstico de TDAH leva tempo
TDAH é um transtorno mental que se desenvolve no momento ou logo após o nascimento, mas os sintomas normalmente não ficam aparentes até a idade de quatro ou cinco anos e, muitas vezes, não até que as crianças estejam no ensino fundamental ou médio.

Geralmente, os sintomas do TDAH na infância começam antes dos 12 anos e em alguns casos são perceptíveis a partir dos três anos de idade.

Especificamente naqueles casos diagnosticados com TDAH, o medicamento mais recomendado é o metilfenidato, considerado como o tratamento de primeira linha, é vendido no Brasil com os nomes comerciais de Ritalina®, Ritalina® LA e Concerta®.

Segundo os especialistas, o déficit de atenção é causado por uma disfunção que ocorre no córtex pré-frontal, região do cérebro responsável pela atenção, capacidade de organização e expressão de sentimentos, dentre outros comportamentos. Não à toa, um dos principais sintomas desse transtorno é, justamente, a distração.

Estudos indicam que adolescentes e adultos com transtorno de déficit de atenção com hiperatividade (TDAH) estão mais suscetíveis ao abuso ou dependência de álcool, nicotina e drogas ilícitas (Compulsão alimentar e vício por açúcar também podem ser considerados).

Segundo estudos, a predisposição genética e a ocorrência de alterações nos neurotransmissores (dopamina e noradrenalina) que estabelecem as conexões entre os neurônios na região frontal do cérebro são a principal causa do TDAH.

Portadores de TDAH apresentam dificuldade de manter a atenção, inclusive em aulas e conversas, por causa da falta de foco, enquanto para os autistas o obstáculo está em não saber como interagir. Enquanto algumas diferenças são facilmente perceptíveis, a hiperatividade do TDAH é similar à inquietação dos autistas.

Os três tipos de TDAH — Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade — são: hiperativo/impulsivo, desatento e misto/combinado. Cada um deles se caracteriza por um conjunto de sintomas comportamentais descritos no DSM-V — Manual Diagnóstico e Estatístico dos Transtornos Mentais.

O BPC-LOAS é um benefício assistencial destinado a pessoas com deficiência de baixa renda. O TDAH pode ser considerado uma condição que se enquadra nos critérios para a obtenção do benefício. Para ter acesso a ele, é necessário comprovar a deficiência e a renda familiar dentro dos requisitos estabelecidos.

Embora o TDAH possa afetar a performance, ele não impede a vida profissional, pois as pessoas têm qualidades e competências distintas. O transtorno pode ser superado com algumas estratégias que valorizem os pontos fortes e trabalhem os pontos fracos, melhorando o desempenho de forma geral.