Qual o remédio para pessoa hiperativa?

Perguntado por: ahipolito . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 18 votos

A Ritalina é um remédio utilizado para tratar o Transtorno de Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDAH), uma condição comportamental que atinge crianças, adolescentes e adultos. Os sintomas mais comuns incluem problemas para se concentrar, comportamento inquieto e impulsividade.

Psicoestimulantes, como Metilfenidato (Ritalina), são a primeira escolha para o tratamento. – Antipsicóticos: Tioridazina ou Risperidona, por exemplo, são úteis apenas em casos específicos para controle do comportamento, especialmente quando há retardo mental.

Entre os sintomas mais frequentes no TDAH estão a incapacidade de se concentrar, a impulsividade, e também a hiperatividade. Para que esses sintomas sejam diminuídos, é necessário um tratamento, que pode ser feito então com medicamentos.

Os sintomas de hiperatividade são notados no comportamento das crianças:

  • Inquietação e agitação.
  • Falar demais.
  • Ansiedade.
  • Agressividade.
  • Irritabilidade.
  • Impulsividade.
  • Falta de atenção.
  • Dificuldade de absorver aprendizados, assimilar regras e compreender instruções.

5 Dicas para lidar com adultos com TDAH

  1. 1 – Incentive a pessoa a atingir seus objetivos. Muitas vezes tarefas simples podem ser difíceis para quem tem TDAH. ...
  2. 2 – Simplifique as tarefas. ...
  3. 3 – Tenha paciência. ...
  4. 4 – Aceite o que é possível, no tempo da pessoa. ...
  5. 5 – Acredite nela!

O tratamento da hiperatividade pode ser feito por meio do uso de medicamentos que tentam acalmar o paciente e aumentar seu poder de foco e concentração. Em alguns casos, é recomendado que o paciente faça também o acompanhamento com um psicólogo.

Confira agora algumas dicas para amenizar a situação e promover uma boa convivência com o transtorno:

  1. Imposição de limites. ...
  2. Incentivo à organização. ...
  3. Paciência e compreensão. ...
  4. Evite comparações. ...
  5. Estimule a prática de atividades físicas.

Alimentos ricos em açúcares refinados, como doces, refrigerantes e alimentos processados, podem levar a flutuações nos níveis de açúcar no sangue, o que pode influenciar negativamente a atenção e a hiperatividade.

Quando não tratado, o TDAH pode causar diversos prejuízos no desenvolvimento da criança e do adolescente, como problemas escolares e no desempenho acadêmico, problemas em fazer e manter amizades, dificuldade de relacionamento com os familiares, comportamentos de risco, como envolvimento frequente em brigas, direção ...

Geralmente os sinais de hiperatividade em criança começam a aparecer lá para os 7 anos, pois é quando a idade de alfabetização chega e com ela vem a dificuldade de reter as informações. É possível notar alguns sinais e ficar de olho caso eles se mantenham por mais tempo.

Hiperatividade não tem cura, só tratamento e o tratamento não é ficar parado, não é ficar amarrado, o tratamento é reeducar este excesso de energia“, diz a psicóloga. A paciência e a compreensão dos pais são fundamentais no tratamento.