O que altera no exame de urina quando tem infecção?

Perguntado por: lramires . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.6 / 5 3 votos

A presença de leucócitos aumentados no exame de urina é um indicador de infecção urinária, porém não é um achado específico desta doença. O número de leucócitos no exame também não é um indicador de gravidade. Dessa forma, uma quantidade maior de leucócitos na urina não significa que a situação se agravou.

A presença de hemácias, associado a leucócitos e nitritos positivos, fala muito a favor de infecção urinária, porém, o exame de certeza é a urocultura. A pesquisa do nitrito é feita através da reação de Griess, que é o nome dado a reação do nitrito com um meio ácido.

Desconforto ao urinar
Além da incontinência, há outro problema frequente relacionado ao ato de urinar: o desconforto que ele gera em quem tem a infecção. Isso porque o trato urinário fica inflamado, em especial, a uretra, que é o canal por onde sai a urina.

O número de leucócitos presentes na amostra, obtidos por meio da sedimentoscopia urinária, contribui para triagem de ITU, sendo que uma contagem superior a 10.000 leucócitos/mL é considerada possível indicador de infecção urinária bacteriana.

Hematúria (presença de sangue na urina)

Alterações na cor
A cor saudável da urina é o amarelo claro. Quando esse tom está mais escuro pode ser indicativo de desidratação. Por outro lado, se a cor é mais esbranquiçada, a causa pode estar relacionada a uma grave infecção urinária ou uma fístula linfática.

Na leitura do sedimento urinário, os leucócitos são considerados anormais em contagens acima de 10.000/mL, independentemente de sua morfologia.

Enquanto a cistite é uma inflamação da bexiga que pode se tornar uma infecção, a infecção urinária abrange todo o trato urinário, dos rins à uretra. Em ambos os casos, porém, dor ao urinar e uma constante vontade de ir ao banheiro são os sinais mais comuns, podendo existir também presença de sangue na urina.

A saber, essa infecção pode desaparecer sozinha em alguns dias, principalmente quando do tipo leve. No entanto, muito embora às vezes seja preciso tomar antibióticos. No geral, o médico pode prescrever antibióticos. Por exemplo, um comprimido ou cápsula 2 a 4 vezes ao dia por 3 dias, dependendo de cada caso.

sintomas candidíase trato urinário - dor ou queimação ao urinar, vontade frequente depara urinar e urina muito escura e com cheiro forte; sintomas candidíase cutânea - pode se manifestar de diversas formas, desde alterações nas unhas, manchas, carocinhos e placas avermelhadas na pele.

Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.

O aumento dos leucócitos, também chamada de leucocitose, acontece quando essas células estão acima de 11.000/µL. Esse quadro também pode se desenvolver por diversos motivos, sendo os principais: Infecção bacteriana ou viral. Processo inflamatório (trauma, cirurgias, doenças reumatológicas e queimaduras)

A chamada Pielonefrite ocorre quando a infecção chega aos rins, tornando-se a variação mais preocupante da infecção urinária, podendo levar a uma infecção generalizada e até mesmo o óbito do paciente.

O hemograma pode estar normal no caso de infecção urinária baixa não complicada ou demonstrar leucocitose quando há acometimento pielocalicial ou complicações (pionefrose, abcessos renais e perirrenais). Entretanto, em pacientes idosos ou imunossuprimidos, pode haver leucopenia.