É normal ter leucopenia na dengue?
Nos hemogramas a dengue clássica aparece leucopenia que é um achado usual, embora possa ocorrer leucocitose com atipia linfocitária. A trombocitopenia é observada ocasionalmente. Na dengue hemorrágica a contagem de leucócitos é variável, podendo ocorrer desde leucopenia até leucocitose leve.
Porque a dengue causa leucopenia
Já a leucopenia é resultado do efeito direto do vírus na MO. Ao passo que, o aumento do vazamento plasmático, a supressão de hematopoiese e o desenvolvimento de distúrbios da coagulação são resultados da liberação de citocinas inflamatórias e outros mediadores, que ocorrem com a ativação de células T e monócitos.
Qual o nível de leucócitos com dengue
O hemograma de um paciente com dengue tem como característica principal a leucopenia, que pode chegar a menos de 2000 leucócitos por mm³.
O que significa leucócitos baixos na dengue
A maior preocupação relacionada à leucopenia é que quando os leucócitos, principalmente os neutrófilos, estão muito baixos, há um maior risco da pessoa contrair e desenvolver uma infecção grave.
O que fazer para aumentar os leucócitos na dengue
Os vegetais verdes-escuros (como brócolis, couve, rúcula, nabo e espinafre) são ricos em ferro e ácido fólico — um nutriente que contribui com a formação das células de defesa do organismo: os leucócitos, que se formam na medula óssea.
Quando a leucopenia é considerada grave
A linfopenia é definida como uma contagem de linfócitos abaixo de 1.500/mm³, sendo grave quando abaixo de 700/mm³.
Quem tem leucopenia têm baixa imunidade
Apesar de não ser uma doença, a leucopenia não deve ser negligenciada, uma vez que a baixa das células responsáveis pela defesa do organismo, aumenta as chances de se contrair infecções e outras complicações. Dessa forma, o sistema de defesa do paciente fica mais vulnerável.
Quando o leucócitos é preocupante
Não existe um valor que define um nível preocupante de leucócitos. Para se ter uma ideia, geralmente, o valor de referência do número de leucócitos pode estar entre 3.500 e 10.000/mm3. O que acontece, geralmente, são os valores estarem um pouco acima ou abaixo deste parâmetro.
Quando internar paciente com dengue
Pacientes com plaquetopenia <20.000/mm3, sem repercussão clínica, devem ser internados e reavaliados clínica e laboratorialmente a cada 12 horas. Adultos: 1. Calcular o volume de líquidos em 80ml/kg/dia, sendo um terço na forma de solução salina ou ringer lactato e dois com solução glicosada a 5%.
Como fica o hemograma de quem está com dengue
Hemograma: a contagem de leucócitos é variável, podendo ocorrer desde leucopenia até leucocitose leve. A linfocitose com atipia linfocitária é um achado comum. Destacam-se a concentração de hematócrito e a trombocitopenia (contagem de plaquetas abaixo de 100.000/mm3).