Como evitar retenção da creatina?

Perguntado por: ocastro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 4 votos

Limite a ingestão de carboidratos, para até 325 gramas diárias. Apesar do carboidrato ser fonte de energia, ele faz com que o seu corpo retenha água. Aumente a ingestão de água, para estimular a eliminação pela urina, o que também ajuda a reduzir o excesso de líquido no seu corpo.

Para evitar que a creatina cause inchaço no abdome ou outros problemas de saúde relacionados ao consumo ao seu consumo, é importante tomar a dose recomendada e sempre seguir as instruções do fabricante e consultar um nutricionista ou médico antes de iniciar qualquer suplementação.

Aumentando a concentração de creatina nas células musculares, é criado um gradiente osmótico (diferença de concentração) que provoca a entrada de água nas células musculares. Isto é a chamada retenção hídrica, que de fato ocorre.

Retém líquido
A creatina "retém" a água nos músculos e nas células da pele e acabam parecendo maior, o que causa um aumento no indicador de equilíbrio. Essa mudança no peso corporal, especialmente nos primeiros dias após o início do reabastecimento, é basicamente água, não gordura.

Para que você tenha uma melhor absorção da creatina é fundamental ingerir junto com carboidratos. Isso porque, a liberação da insulina melhora o transporte da creatina para células musculares, facilitando a síntese das proteínas. Uma sugestão para pós-treino é ingerir a creatina juntamente com o Whey Protein.

Mito ou fato: a creatina causa inchaço? “O inchaço supostamente causado pela creatina é um mito importante para desmistificar. Na verdade, acontece um aumento de água corporal com o uso da creatina. Contudo, sempre que você ganha músculo, existe automaticamente esse aumento de água corporal.

Primeiramente, o efeito colateral mais comum do uso de creatina é inchaço e a retenção de líquidos. Quando isso acontece, uma variação de cerca de 2 a 5 quilos no peso é normal. Mas é importante lembrar que esse ganho de peso proveniente da retenção de líquidos não é permanente.

Assim como os carboidratos, a creatina monohidratada possui propriedades osmóticas que ajudam a reter uma pequena quantidade de água. Estudos relatam que a carga de creatina promove uma retenção de líquidos a curto prazo, cerca de 0,5 a1,0 L, que costuma ser proporcional ao ganho de peso agudo observado.

É possível que o tamanho dos seus músculos diminua após descontinuar a creatina. Porém, se você continuar com todos os outros aspectos da sua rotina, incluindo uma nutrição adequada e treinos de resistência, você poderá manter sua força e massa muscular.

Quem consome creatina, no entanto, deve se atentar ao consumo diário adequado de água. O uso do suplemento com uma baixa ingestão de líquidos pode sobrecarregar os rins. A creatina não possui calorias e, por isso, não engorda.

De acordo com a especialista, a quantidade de água utilizada afeta a absorção dos suplementos, pois altera a osmolaridade (concentração de um soluto em um solvente). Dependendo da suplementação, pode interferir ou não na sua eficácia, ou até mesmo causar algum efeito colateral relacionado à digestão.