Como era feito o iogurte antigamente?

Perguntado por: rferrari . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 10 votos

"Os iogurtes tradicionais eram produzidos com diferentes tipos de leite cru, como leite de búfala e ovelha, dependendo da área ou da época do ano. Hoje em dia, associamos o iogurte ao leite de vaca, que é resultado da industrialização do produto ", explica Stoilova.

O iogurte é um alimento produzido pela fermentação do leite, geralmente de vaca, com o emprego de bactérias lácticas (fermentos lácticos) específicos. A atuação das bactérias lácticas sobre a lactose (açúcar do leite) produz, entre outras substâncias, o ácido láctico, o qual por sua vez, "coalha" o leite.

O leite fermentado que deu origem ao atual iogurte teve origem nas regiões balcânicas e da Turquia Asiática. Algumas fontes históricas relatam que foram os búlgaros, nômades da Ásia, que trouxeram o iogurte para a Europa na segunda metade do século VII.

O iogurte foi trazido para o Brasil por vol- ta de 1930 na bagagem de imigrantes euro- peus. E não demorou para a empresa lançar, em 1940, o primeiro iogurte natural nacional (integral e desnatado), envazado em vidro.

Lactobacillus bulgaricus

O iogurte é produzido a partir da ação de uma cultura mista dos microorganismos Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus.

Lactobacillus bulgaricus
Trouxe consigo um pote de argila tradicional, chamado rukatka, contendo iogurte caseiro para examinar como parte de seus estudos. Um ano depois, ele havia identificado a bactéria essencial que fazia fermentar o leite, transformando-o em iogurte.

A história do iogurte começou provavelmente no Oriente Médio. Em regiões do deserto onde havia domesticação de gado, o leite era armazenado em jarros de barro. As temperaturas elevadas auxiliavam no desenvolvimento de microrganismos lácteos presentes no próprio leite, fermentando parcialmente a lactose.

O processo de fermentação do leite para a produção do iogurte é feito por bactérias que consomem lactose (um açúcar) e libertam ácido láctico. Este ácido vai provocar a coagulação de algumas proteínas – as caseínas – ou seja, vai formar-se uma massa que envolve os restantes componentes do leite.

A palavra origina do turco “yoghurt”. Em inglês, iogurte é “yogurt” e essa forma de expressão é vista, principalmente, em alguns rótulos dessa bebida láctea. Historicamente, aceita-se que o iogurte é um alimento que tem origem nos Balcãs.

As melhores marcas de iogurte natural

  • PRIMEIRO LUGAR - DANONE.
  • SEGUNDO LUGAR - LEITÍSSIMO.
  • TERCEIRO LUGAR - ATILATTE.

A liderança do setor continua sendo da suíça Nestlé.

A fábrica foi nomeada "Danone", em catalão, em homenagem ao apelido "Danon" do nome de seu primeiro filho, Daniel Carasso. Isaac Carasso mudou a empresa para a França em 1929, abrindo uma fábrica em Paris.

O kefir ou “bichinho do iogurte” é a bebida fermentada produzida a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como cogumelos tibetanos ou plantas de iogurte. O termo deriva do turco keif, que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

Ambiente ideal para bactérias
As proteínas presentes começam a notar a diferença e seus grumos começam a se soltar. Quanto mais ácido o ambiente, mais elas se liberam e se unem a outras proteínas, formando uma espécie de rede, que por sua vez retém água e glóbulos de gordura. O leite virou iogurte.

Porque o leite fervido, misturado ao iogurte, virou também iogurte? As bactérias benéficas Streptococcus thermophilus e Lactobacilos bulgaricus são as responsáveis por tal “transformação”, uma vez que se reproduziram em razão das ótimas condições de temperatura (+-40ºC) e disponibilidade de alimento.

O leite fermentado que deu origem ao atual iogurte teve origem nas regiões balcânicas e da Turquia Asiática. Algumas fontes históricas relatam que foram os búlgaros, nômades da Ásia, que trouxeram o iogurte para a Europa na segunda metade do século VII.