Como é feito o bichinho do iogurte?

Perguntado por: rneves3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 8 votos

O kefir ou “bichinho do iogurte” é a bebida fermentada produzida a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como cogumelos tibetanos ou plantas de iogurte. O termo deriva do turco keif, que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

O processo de fermentação do leite para a produção do iogurte é feito por bactérias que consomem lactose (um açúcar) e libertam ácido láctico. Este ácido vai provocar a coagulação de algumas proteínas – as caseínas – ou seja, vai formar-se uma massa que envolve os restantes componentes do leite.

Para fazer o kefir de leite, os grãos são colocados em recipientes de vidro. Ele é tampado e deixado em temperatura ambiente por no mínimo 24 horas. Esse processo permite que as bactérias e o fermento fermentam a lactose em ácido láctico, ativando a proliferação e o crescimento das bactérias.

Sim. Os grãos de kefir são uma colônia de microrganismos, especialmente bactérias e leveduras, que promovem a fermentação de bebidas e ajudam a regular o intestino. A bebida fermentada produzida a partir do cultivo dos grãos em um substrato líquido pode ser consumida de diversas formas.

Normalmente, o kefir não é vendido, mas doado. Se ninguém ao seu redor tiver, você pode buscar grupos e blogs na internet e combinar de pegar o seu. A cultura é mesmo passar adiante as novas colônias!

Lactobacillus bulgaricus

O iogurte convencional é um leite fermentado produzido pela adição de Lactobacillus bulgaricus e do Streptococcus thermophilus ao leite. Essas bactérias têm pouca resistência ao ácido gástrico e a bile.

O kefir ou “bichinho do iogurte” é a bebida fermentada produzida a partir dos grãos de kefir, também conhecidos como cogumelos tibetanos ou plantas de iogurte. O termo deriva do turco keif, que significa “bem-estar” ou “bem viver”.

leite integral

O QUE PRECISA PARA PRODUZIR KEFIR DE LEITE
O ideal é usar leite integral de boa qualidade.

O kefir é um leite fermentado rico em bactérias e leveduras probióticas que promovem a saúde intestinal, facilitando a digestão e aumentando a imunidade, ajudando a manter a saúde geral do organismo.

O Kefir não é um alimento que encontramos em qualquer mercado ou supermercado no Brasil, apesar de ser comumente comercializado na Europa e nos Estados Unidos como um tipo de coalhada.

O kefir vai ajudar no controle de peso, afinal, ele regenera a flora bacteriana, facilitando a metabolização de gordura, a eliminação de toxinas e a digestão dos alimentos. Outro fator que vale pontuar é que a bebida possui baixo teor calórico, logo, é possível consumir diariamente em algumas refeições durante o dia.